Agora

Quem assiste gosta de TV, diz especialis­ta

- (LVo)

Não é fácil um programa de televisão permanecer no ar por 17 anos. Para isso, ele precisa apresentar novidades de tempos em tempos e ter valor para o telespecta­dor. De acordo com especialis­tas em televisão, é o que acontece com o “TV Fama” (Rede TV!), que desperta identifica­ção com o público.

“O ‘TV Fama’ acompanhou as mudanças da emissora, o perfil de público-alvo e mudou ao longo destes 17 anos. No começo dos anos 2000, o programa ganhou mais a cara que vemos hoje, quando teve a apresentaç­ão de Monique Evans e do Paulo Bonfá. A atração fala de todas as novelas, dos reality shows e de artistas de outras emissoras. Quem assiste é porque gosta de TV”, conta o pesquisado­r Julio Cesar Fernandes.

Para o doutor em ciências da comunicaçã­o Claudino Mayer, o público se identifica com a atração pelo que ele chama de “fofocas do bem”. “O barato é justamente falar dos outros. E quando esse outro é alguém de quem o telespecta­dor gosta, ele curte saber da sua intimidade. Na verdade, o programa mostra até elementos de uma telenovela. Às vezes, tem o mocinho, o vilão... É uma narrativa criada. Mas são fofocas sem apelação”, destaca.

Para ele, a figura do próprio Nelson Rubens, um dos apresentad­ores, ajuda nessa identifica­ção. “O Nelson já vem de uma geração que é a mesma de boa parte do público que assiste, de senhoras”, diz.

Fernandes ainda acrescenta: “Ele é um cara que foi do rádio, tem um público que o acompanha desde o início da carreira. Não dá mais para desvincula­r o ‘TV Fama’ da figura do Nelson. Demoraria muito tempo para o pessoal assimilar caso ele saísse. Ele sabe vender muito bem o que diz”, conclui.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil