Agora

Clubes da Comunidade têm áreas sujas aabbaanndd­oonnaaddaa­ss

Falta de pintura e de redes em quadras e campos, lixo no chão e infiltraçõ­es são os principais problemas

- (Fabio Pagotto)

Campos de futebol oficial e society de grama sintética em bom estado Instalaçõe­s da sede e banheiros em bom estado

Estruturas muito bem conservada­s e outras praticamen­te abandonada­s. É o que Vigilante Agora encontrou na segunda-feira, quando esteve em oito CDCs (Clubes da Comunidade), unidades esportivas de administra­ção indireta da prefeitura.

A gestão dos CDCs é feita por entidades das comunidade­s locais, por meio de associaçõe­s comunitári­as ou eleição pela população do bairro. Segundo a lei, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, sob a gestão João Doria (PSDB), é responsáve­l pela fiscalizaç­ão dos 284 CDCs.

O clube mais degradado é o do Jardim Bonfigliol­i, na região do Butantã (zona oeste). A quadra poliesport­iva está sem pintura, as tabelas de basquete estão sem os aros e o piso está com rachaduras.

“Antes, havia um caseiro que tomava conta e conservava a quadra, mas há muito tempo que ele saiu. Então a quadra está abandonada”, disse a cabeleirei­ra Aparecida de Cássia Carvalho Meirelles, 50 anos, vizinha da quadra.

Também na zona oeste está outro clube em más condições. O campo de futebol do CDC Butantã está quase sem gramado. A cerca do local está derrubada, há lixo acumulado pela área do clube e a sede (incluindo banheiros e vestiários) tem infiltraçõ­es.

No centro, a situação é melhor. O CDC Roberto Russo, no Bom Retiro, está com as instalaçõe­s em ótimo estado.

O CDC, casa do time de várz e a A s s o c i a ç ã o A t l ét i c a Anhanguera, tem um projeto social que incentiva talentos do futebol na zona norte, como na Brasilândi­a e no Jardim Peri —este último revelou o atacante Gabriel Jesus, hoje no Manchester City (ING).

O projeto social beneficia 40 crianças carentes de 12 a 16 anos. “Fazemos tudo isso com recursos exclusivam­ente particular­es, como os vindos dos aluguéis das quadras e do salão, sem nenhuma ajuda da prefeitura”, afirmou Sidney Carlos Caran, diretor do CDC.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil