Agora

Favela resiste na Vila Olímpia há décadas

Gestão Doria divulga novo projeto para reurbaniza­r favela Coliseu. Líder teme nova promessa vazia

- (FSP)

Espremida entre prédios altos, atrás do shopping JK, a favela Coliseu tem mais de 60 anos e acompanhou a transforma­ção da Vila Olímpia (zona oeste) de uma região de chácaras para um bairro residencia­l e agora em um importante centro financeiro. Moradores ouvem promessas de reurbaniza­ção da área há décadas. Agora, a gestão João Doria (PSDB) tem novo projeto para a região.

Ali vivem 200 famílias, muitas em barracos de madeira em situação precária —outras 70 já foram removidas por viverem em situação de risco e recebem auxílioalu­guel de cerca de R$ 500.

A Prefeitura de São Paulo apresentou, no fim de junho, o projeto dos prédios que serão construído­s no lugar da favela. Serão três torres de 13 andares com 274 aparta- mentos no total, que terão sala, cozinha, dois quartos, banheiro e varanda e serão destinados aos atuais moradores da comunidade.

Pelo cronograma, a licitação da obra começa em novembro e as famílias serão removidas em maio de 2018, quando se inicia a construção dos prédios — concluídos até novembro de 2019.

“A gente optou pelo adensament­o para atender a totalidade das famílias num mesmo local. Se nós fizéssemos prédio mais baixo, sem elevador, que é um padrão que a prefeitura utiliza normalment­e, nós não teríamos condição de recepciona­r todas as famílias nesse empreendim­ento”, afirmou o secretário municipal de Habitação, Fernando Chucre.

Os prédios serão construído­s com recursos da Operação Urbana Faria Lima, processo de reforma da infraestru­tura da região iniciado em 1995, na gestão Paulo Maluf (PP). Não é a primeira vez que moradores ouvem promessas (leia texto abaixo).

Rosana Maria dos Santos, 47, líder comunitári­a da favela, resume o sentimento dos moradores sobre os projetos. “Sempre eu acho que vai [dar certo]. Mas, desta vez, eu não sei ainda.”

 ?? Giovanni Bello/Folhapress ?? Vista da favela Coliseu, na Vila Olímpia (zona oeste); prefeitura prevê três prédios de 13 andares para abrigar 200 famílias; promessa é iniciar obra em maio de 2018
Giovanni Bello/Folhapress Vista da favela Coliseu, na Vila Olímpia (zona oeste); prefeitura prevê três prédios de 13 andares para abrigar 200 famílias; promessa é iniciar obra em maio de 2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil