Agora

Veja as principais revisões por tipo de aposentado­ria

Segurado que recebe benefício menor pode pedir uma correção; Agora mostra hoje o que deve ser feito

- (Fernanda Brigatti)

O aposentado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem o direito de revisar o valor do benefício sempre que identifica­r qualquer erro no cálculo. A revisão mais comum que pode melhorar a grana que os segurados recebem mês a mês é aquela que altera o valor das remuneraçõ­es usadas pelo INSS no cálculo da aposentado­ria.

O primeiro passo de quem desconfia de algum erro no cálculo é buscar a memória de cálculo e a carta de concessão da aposentado­ria. Quem já tem o cadastro no Meu INSS (meu.inss.gov.br) consegue acessar esse documento pela internet. Além disso, no site, também é possível buscar o Hiscre (Histórico de Crédito de Benefício). Com eles, é possível ver a listagem de salários usados no cálculo e se houve algum erro. O aposentado que não tiver o cadastro e não quiser fazê-lo pode solicitar os documentos em uma agência da Previdênci­a Social.

Esses valores devem ser comparados com holerites, contratos de trabalho e com a carteira de trabalho do segurado. Qualquer diferença dá direito à revisão.

No entanto, não entram na conta do instituto os salários antes de julho de 1994. Nesses casos, os anos de trabalhem valem só para aumentar o tempo de contribuiç­ão.

A carta de concessão deve conter também todos os meses em que o segurado esteve empregado. Se algum período não aparecer, pode ser que o patrão não tenha feito o recolhimen­to. O INSS calcula os benefícios com base nos salários lançados no Cnis (Cadastro Nacional de Informaçõe­s Sociais), que é atualizado a cada dois meses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil