Agora

Aos trancos, Boi Bandido adota a China como lar

No Hebei Fortune, atacante Aloisio está mais à vontade e já projeta continuida­de do seu contrato

- (Alinne Fanelli)

Há um ano no Hebei Fortune-CHN, o atacante Aloisio, de 29 anos, está em casa. Este é o seu segundo clube na Ásia desde que deixou o São Paulo, no final de 2013. Apenas em um aspecto ainda não há muita familiarid­ade: com a língua.

O mandarim é a grande dificuldad­e do Boi Bandido, que ganhou o apelido devido às comemoraçõ­es com voadora no Tricolor.

“Eu continuo falando só palavrões. No começo, eu achava que o tradutor teria de andar comigo 24 horas. Agora já estou mais tranquilo”, conta ao Agora.

Ele já passou por perrengue quando foi a um restaurant­e. “O cardápio estava todo em mandarim e meu tradutor não estava junto, foi difícil. Precisei pesquisar na internet”, destaca, aos risos.

Antes de chegar ao Hebei, Aloisio foi jogador do Shandong Luneng, time de Diego Tardelli. O atacante diz que seu novo clube é mais atencioso com os estrangeir­os.

“O Shandong tem mais história, mais torcedores. Já o Hebei está na primeira divisão pelo segundo ano apenas e investiu bastante. Tem menos torcida, mas que nos apoia bastante”, explica.

“Aqui também tem tradutor e são mais atenciosos por esse lado. O clube tem um tradutor dentro e outro fora de campo. No Shandong também tinha, mas ficava mais dentro de campo. Temos motorista, chefe de cozinha, é muito mais profission­al que no outro”, compara o atacante, contando que o chefe de cozinha faz comida internacio­nal: arroz, feijão, maionese. Assim, ele fica mais perto da culinária brasileira e cada vez mais à vontade. “Mas churrasco é só comigo”.

O Hebei caiu um pouco na classifica­ção do Campeonato Chinês. Pulou da terceira para a quinta colocação após 18 rodadas, com 29 pontos. Apenas os três primeiros colocados conseguem vaga na Liga dos Campeões asiática.

Futuro

Aloisio já pode assinar précontrat­o com outro clube, pois seu vínculo termina no fim do ano. Porém, o viceartilh­eiro do Hebei com sete gols em 14 jogos quer renovar. “Eu quero continuar aqui. Estou totalmente adaptado, jogando direto, já que o Manuel Pellegrini [técnico] está me dando bastante chance de jogar”, conta.

No mesmo clube estava Hernanes, que voltou para o São Paulo. Ele teve poucas oportunida­des no Hebei, porque o regulament­o do Chinês só permite três estrangeir­os por jogo e o Profeta vinha sendo a quarta opção —além de Aloisio, os outros dois escolhidos são o volante camaronês Mbia e o atacante argentino Lavezzi.

Em pouco tempo, a dupla se deu muito bem fora de campo. “Ele tem muita qualidade. Eu já o admirava quando ele jogava no São Paulo. Sei que para ele foi um pouco complicado.”

Hernanes não teve problema com o mandarim. “Em quatro anos, não falo nada. Ele em poucos meses já formava frases.”

 ?? Reprodução ?? O atacante Aloisio atua no Hebei Fortune-CHN
Reprodução O atacante Aloisio atua no Hebei Fortune-CHN
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil