Agora

Doria precisa criar 224 vagas ao dia por meta de creche

Prefeito prometeu 65,5 mil vagas até março de 2018. Até junho, abriu 4.115 na capital

- (William Cardoso)

O prefeito João Doria (PSDB) tem de abrir 224 vagas em creche por dia, em média, para cumprir a meta de criar 65,5 mil vagas para crianças de 0 a 3 anos até março de 2016. Mesmo assim, estaria longe de atender as 104.268 crianças estão na fila na capital, segundo os dados mais recentes, de junho, divulgados ontem pela Secretaria Municipal da Educação.

Para cumprir o prometido, Doria terá que acelerar em um ritmo dez vezes maior do que o adotado até agora pela gestão. Até agora, a prefeitura entregou 4.115 vagas, quando se compara o número de matrículas em dezembro de 2016 com junho deste ano. Na prática, foram abertas 23 vagas por dia. Caso continue neste ritmo, o tucano precisará de oito anos para cumprir a meta.

No início do ano, Doria pediu que os bancos cedessem agências desativada­s para serem usadas como creches, depois de reformadas pelos proprietár­ios, sem custo para a prefeitura. O prefeito desistiu do programa, depois que apenas duas unidades foram entregues pelas instituiçõ­es.

Em março, como parte de uma nova estratégia para conseguir cumprir a meta, Doria pediu que a sociedade doasse dinheiro para a construção de creches. A previsão do prefeito é de que R$ 120 milhões fossem recebidos no período pelo Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescent­e).

A meta atualizada da prefeitura é a de criar 85,5 mil vagas até 2020, quando termina o mandato de Doria. Anteriorme­nte, a gestão municipal falava em 96 mil.

Distritos

Entre os 10 distritos com maior número de crianças na fila por vaga em creche, seis estão na zona sul. Juntos, eles correspond­em a praticamen­te uma em cada três crianças que precisam de vaga (veja quadro). O Jardim Ângela lidera o ranking, com 6.288 à espera de vaga. Na comparação geral com março, mais 16.362 crianças entraram na fila em toda a cidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil