Agora

Fila de cirurgia de vesícula na capital tem 5.137 pacciientt­es

Promotoria dá prazo de 60 dias para o Estado e a prefeitura apresentar­em plano para zerar a espera

- (RS)

A fila da cirurgia para retirar a vesícula por videolapar­oscopia nos hospitais públicos estaduais e municipais aumentou 68% na capital nos últimos quatro anos, segundo levantamen­to feito pelo Ministério Público Estadual. Em 2013, 3.067 pacientes aguardavam pelo procedimen­to na capital. Já neste ano, são 5.137 na fila.

Os números constam do inquérito civil aberto em 2012 pela Promotoria de Justiça de Saúde.

Na época, os promotores constatara­m que tanto a Secretaria Estadual de Saúde quanto a Secretaria Municipal de Saúde não sabiam quantos pacientes estavam aguardando na fila.

Após confirmar o aumento da fila neste ano, a promotora Dora Martin Strilicher­k recomendou às secretaria­s estadual e municipal que apresentem, em 60 dias, um projeto em conjunto para zerar a fila. Ela também recomenda que o projeto seja colocado em 120 dias após a apresentaç­ão do documento ao Ministério Público.

No documento, a promotora diz que houve “total ausência de regras” para acompanham­ento da demanda pelas cirurgias. Diz ainda que a Irmandade Santa Casa de Misericórd­ia, o Hospital Universitá­rio da USP e o Hospital Geral do Grajaú não registrara­m a demanda atendida para a cirurgia. Por isso, ela acredita que a fila deve ser ainda maior do que constatado pela promotoria durante o inquérito.

A promotora diz ainda os gestores das secretaria­s estadual e municipal “limitaram-se a observar, sem intervençã­o, a demanda do procedimen­to médico”, como se “os hospitais fossem ilhas de gerenciame­nto autônomo”.

O Ministério Público constata que Estado e Prefeitura de São Paulo desconheci­am o número de pacientes na fila por cirurgia de vesícula na capital e abre inquérito em 2012

A Promotoria pede em 2013 aos hospitais públicos estaduais municipais informaçõe­s sobre a demanda pela cirurgia

O Ministério Público constata que não há regras para acompanhar a fila da cirurgia nos hospitais públicos pacientesn­a filada cirurgia de vesícula em 2013 pacientes à espera de operação em 2017 foi o aumento de pacientesn­a fila em quatro anos

 ?? Reprodução ??
Reprodução
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil