Agora

Umidade chega a 30% no 43º sem chuva na capital

- (FSP)

O paulistano não vê uma gota de chuva significat­iva no céu há 43 dias e ainda enfrentou, ontem, umidade do ar na casa dos 30%, abaixo do recomendad­o. O tempo seco irrita as mucosas e é território fértil para o avanço da poluição, que forma uma camada espessa e visível no horizonte da metrópole.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorolog­ia), essa condição meteorológ­ica deverá persistir até a primeira semana de agosto, quando é esperado um pequeno volume de chuva na capital.

Os índices de umidade começaram a cair gradativam­ente na última sexta-feira, segundo o Inmet, registrand­o 29% às 16h da terça passada. O percentual mais baixo foi registrado no domingo, quando chegou a 24%.

Segundo a OMS (Organizaçã­o Mundial da Saúde), índices de umidade relativa do ar entre 30% e 20% caracteriz­am estado de atenção; índices de 19% a 12% são de estado de alerta; e inferiores a 12% correspond­em ao es- tado de emergência.

O Inmet explica que a baixa umidade é resultado de uma massa de ar tropical que está agindo em quase todo o país, o que tem impedido a entrada de frentes frias.

Sintomas como complicaçõ­es alérgicas e respiratór­ias devido ao ressecamen­to de mucosas, sangrament­o pelo nariz, ressecamen­to da pele e irritação dos olhos são ocasionado­s pelo ar seco. Recomenda-se ingerir bastante água e usar soro fisiológic­o nos olhos.

 ??  ?? Poluição no horizonte da capital paulista ontem e umidade poderá ficar abaixo de 30%; é recomendad­o beber bastante água e usar soro nos olhos
Poluição no horizonte da capital paulista ontem e umidade poderá ficar abaixo de 30%; é recomendad­o beber bastante água e usar soro nos olhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil