Agora

Mais de 100 mil deixam de buscar vaga na Grande SP

Com a saída desse pessoal do mercado trabalho em junho, a taxa de desemprego caiu para 18,6%

- (Vanessa Sarzedas)

Sem perspectiv­a de encontrar emprego, 101 mil trabalhado­res deixaram de procurar vaga no mês de junho, segundo a PED (Pesquisa do Emprego e Desemprego), do Dieese (Departamen­to Intersindi­cal de Estatístic­a e Estudos Socioeconô­micos) e da Fundação Seade.

Os dados mostram que, no mês passado, o número de desemprega­dos na região metropolit­ana de São Paulo foi de 42 mil pessoas. A taxa de desemprego ficou em 18,6%, praticamen­te estável em relação a maio, quando estava em 18,8%.

A pesquisa aponta que a desistênci­a de buscar vaga é que trouxe estabilida­de para a taxa, mantendo em cerca de 2 milhões o número de desemprega­dos.

“Essa saída do mercado de trabalho é fora do comum. Em períodos de crise como este, as pessoas costumam procurar mais emprego. Mas essa busca implica em gastos, o que pode influencia­r”, afirma Cesar Andaku, pesquisado­r do Dieese.

O mês passado registrou a perda de 59 mil postos de trabalho. O fechamento de vagas foi puxado por comércio e reparação de veículos automotore­s e motociclet­as, com 56 mil empregos a menos, e indústria de transforma­ção, com 18 mil a menos. “Os números têm mudado mensalment­e. Não é possível ver tendência de melhora”, diz Andaku.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil