Agora

Primeiro dia de greve na Venezuela tem um morto

Oposição protesta contra Constituin­te; EUA puniram 13 autoridade­s do alto escalão do país

- (FSP e Agências)

Pelo menos uma pessoa morreu e dezenas ficaram feridas em manifestaç­ões contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ontem, primeiro dia de greve geral de 48 horas convocada pela oposição em repúdio à Assembleia Constituin­te, marca para domingo.

Assim como na primeira paralisaçã­o, na última quinta, a adesão foi parcial. Em Caracas o comércio e os escritório­s de empresas privadas não abriram na zona leste, reduto da oposição.

Poucos ônibus da capital, privados, circularam e o movimento foi pequeno em avenidas da região e do centro. Nos bastiões chavistas da zona oeste, porém, lojas e escolas funcionara­m normalment­e, da mesma forma que o metrô, estatal.

Também foram trabalhar os bancários e os funcionári­os de órgãos públicos e da petroleira PDVSA. Os canais estatais VTV e Telesur publicaram reportagen­s durante todo o dia dizendo que a greve tinha sido um fracasso.

A paralisaçã­o foi acompanhad­a por protestos nos bairros e barricadas monta- das em avenidas e rodovias. Os bloqueios foram os principais cenários dos confrontos entre as forças de seguranças e grupos de manifestan­tes.

No final da tarde, o vicepresid­ente da Assembleia Nacional, Freddy Guevara, disse que 92% do país aderiu à greve, mas não afirmou se falava de cidades, de em- presas ou de funcionári­os.

Sanções

Ainda ontem, os EUA anunciaram sanções econômicas a 13 autoridade­s de alto escalão da Venezuela, responsáve­is pela realização da Assembleia Constituin­te e das forças de segurança que atuam contra os protestos da oposição, que deixaram 101 mortos em quatro meses.

Membros do governo de Donald Trump afirmaram que as punições são um prenúncio do que pode vir caso Maduro mantenha a eleição dos parlamenta­res responsáve­is pela redação da nova Constituiç­ão do país.

Maduro chamou de “ilegal, insolente e insólita a pretensão de um país sancionar outro”. “São formas de pressão para ver se quebram o Estado venezuelan­o”, disse.

Com as sanções, os 13 terão contas bancárias, imóveis e outros ativos nos EUA bloqueados e não poderão fazer transações com norte-americanos.

 ?? Ueslei Marcelino/Reuters ?? Manifestan­te queima pneu em rua da capital Caracas; estatais e serviços públicos funcionara­m
Ueslei Marcelino/Reuters Manifestan­te queima pneu em rua da capital Caracas; estatais e serviços públicos funcionara­m

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil