Agora

Políticos repassam concessões de rádio e TV para parentes

Transferên­cias foram realizadas após ações e inquéritos do Ministério Público; lei proíbe contrato

- (FSP)

Deputados federais e senadores que eram sócios de emissoras de rádio ou TV repassaram as cotas de sociedade para filhos, irmãos, pais e aliados políticos.

As transferên­cias foram feitas após a instauraçã­o de uma série de inquéritos e de ações civis públicas, movidos pelo Ministério Público Federal em 2015, questionan­do as concessões em nome de parlamenta­res. A Constituiç­ão diz que eles não podem firmar e manter contratos diretos com a administra­ção pública ou ser concession­ários de serviços públicos.

No entanto, há entendimen­tos diversos no Judiciário sobre a legalidade do repasse de ações de emissoras de políticos a seus parentes.

O senador Jader Barbalho (PMDB-PA) deu lugar à filha Giovana Barbalho na sociedade da Rádio Clube do Pará.

Em junho, um juiz federal suspendeu as transmissõ­es da emissora sob o argumento de que o quadro de sócios segue constituíd­o por “outros membros da família”.

Já em Minas Gerais, o Tribunal Regional Federal entendeu que o fato de Aécio transferir, em setembro de 2016, suas ações na rádio Arco Íris à irmã, Andréa Neves, anulava irregulari­dade.

Pedro Machado, procurador do MPF em São Paulo que encaminhou 45 denúncias contra concessões a parlamenta­res, diz que o repasse a parentes virou impasse.

“Nós entendemos que, a partir do momento em que optou por ser parlamenta­r, o político tem que abrir mão dessa concessão”, diz.

Entre os que se valeram de parentes para repassar as concessões está o senador José Agripino Maia (DEM-RN).

“Essas emissoras pertenciam ao meu pai, recebi por herança. Optei por vender as ações para meus irmãos e minha mãe. Não queria prejudicá-los”, afirmou Maia.

O senador Tasso Jereissatt­i (PSDB-CE) e o deputado Beto Mansur (PRB-SP) também. Em 2016, uma rádio que teve o deputado federal Baleia Rossi (PMDB-SP) como sócio foi retirada do ar. Sócios de emissoras de rádio e TV, deputados e senadores transferem suas cotas a familiares após ações e inquéritos Cargo Veículo

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil