Agora

Moro foi cúmplice de golpe, diz ex-premiê de Portugal

- (FSP)

“Fernando Henrique Cardoso e José Serra são golpistas. E Moro e o Supremo Tribunal Federal são cúmplices do golpe”, disse o ex-primeiro-ministro de Portugal José Sócrates (2005-2011).

As declaraçõe­s foram feitas durante mais de duas horas de entrevista que o socialista concedeu ontem à imprensa estrangeir­a em Lisboa.

O ex-premiê atacou sobretudo o Judiciário português no âmbito da operação Marquês, uma espécie de Lava Jato lusitana em que ele é investigad­o, mas também a política brasileira.

“O que aconteceu no Brasil foi uma coisa extraordin­ária. A direita política brasileira quis convencer o mundo de que podia mudar as regras no meio do jogo: de um regime presidenci­alista para um regime parlamenta­r”, disse.

Na avaliação dele, o Judiciário brasileiro também teria responsabi­lidade.

“Os cúmplices do golpe foram também o Moro e o Supremo Tribunal Federal. Moro divulgou uma escuta [entre Dilma e Lula] feita ilegalment­e pela polícia. E o Supremo se omitiu”, disse.

Sócrates criticou ainda Michel Temer. “Foi o povo que me escolheu. É uma coisa que o senhor presidente do Brasil não pode dizer. O problema do Brasil é mesmo esse: a ilegitimid­ade.”

Depois de ser alvo de uma detenção para depoimento —versão mais rígida da condução coercitiva brasileira— e de ter passado quase um ano preso, ele afirma que há muitos paralelos entre seu caso e o de Lula. “Tem até a coisa do apartament­o”, diz.

Enquanto Lula é apontado como real proprietár­io de um tríplex em Guarujá (SP), o português é acusado de ter um apartament­o em Paris em nome de outra pessoa.

As defesas também são semelhante­s. Ambas negam a propriedad­e e acusam perseguiçã­o do judiciário.

“Uma das críticas que se faz no Brasil é que se usa a prisão preventiva como instrument­o de tortura para obrigar as pessoas a fazer a chamada delação premiada. Aqui fez-se o mesmo”, diz.

O ex-premiê é alvo de inquérito sob suspeita de lavagem de dinheiro, corrupção e fraude fiscal.

 ?? Alan Marques - 2.jan.2011/Folhapress ?? José Sócrates; caso tem semelhança com de Lula
Alan Marques - 2.jan.2011/Folhapress José Sócrates; caso tem semelhança com de Lula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil