Agora

Hospital do Servidor demora 20 dias para fazer cirurgia

Operação ortopédica atrasa por falta de material ou vaga, dizem pacientes de unidade estadual

- (Regiane Soares)

Pacientes do Hospital do Servidor Público Estadual aguardam há mais de 20 dias, internados, para serem submetidos a cirurgias ortopédica­s. Também tem sido comum o cancelamen­to dos procedimen­tos agendados.

Localizado na Vila Mariana (zona sul), o hospital é administra­do pelo Iamspe (Instituto de Assistênci­a ao Servidor Público Estadual), entidade ligada ao governo Geraldo Alckmin (PSDB).

Segundo pacientes, o motivo da demora são diversos, como falta de equipament­os, materiais contaminad­os e falta de vaga na UTI ou no próprio centro cirúrgico.

Enquanto aguardam pela cirurgia, pacientes e familiares reclamam que ficam em quartos com equipament­os quebrados, banheiros sujos, portas sem maçanetas, pintura descascand­o e armários empoeirado­s. No corredor da ortopedia há móveis quebrados, como uma cômoda.

Para pacientes e familia- res, a situação precária do hospital só piora o período de espera pela cirurgia.

Uma aposentada de 79 anos foi quem esperou mais tempo pela cirurgia. A idosa, que pediu para não ser identifica­da, deu entrada no pronto-socorro do hospital no dia 6 de julho com dores no quadril. Depois de fazer exames, os médicos concluíram que era necessário retirar a prótese em seu fêmur, que está solta e pode perfurar órgãos, como o rim.

Somente ontem, após 21 dias internada, conseguiu ir para o centro cirúrgico por volta das 17h. A família ainda não tinha notícias até a conclusão desta edição.

Mas ir para o centro cirúrgico não é garantia de realização do procedimen­to. O aposentado Oswaldo José da Silva, 66 anos, já teve a cirurgia cancelada duas vezes. Na primeira, no dia 10 de julho, não havia vaga na UTI. A segunda, no dia 23 de julho, foi para o centro cirúrgico, mas voltou sem fazer após os médicos descobrire­m que ele estava com uma bactéria. Ainda internado, aguarda resultado de exames. “É ruim demais essa espera”, disse.

 ?? Fotos Regiane Soares/Folhapress ?? Paciente com o fêmur quebrado aguarda há 15 dias cirurgia no Hospital do Servidor Público Estadual, na Vila Mariana (zona sul); atrasos e cancelamen­tos
Fotos Regiane Soares/Folhapress Paciente com o fêmur quebrado aguarda há 15 dias cirurgia no Hospital do Servidor Público Estadual, na Vila Mariana (zona sul); atrasos e cancelamen­tos
 ?? Reprodução ??
Reprodução

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil