Agora

Luz deve ter cobrança extra no mês que vveem

Devido à falta de chuvas, deverá ser adotada bandeira vermelha; hoje, a bandeira é amarela

- (Gilberto Yoshinaga)

A conta de luz deve subir ainda mais no mês de agosto, com a adoção da bandeira vermelha um pouco mais em conta, o que traz uma cobrança extra de R$ 3 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

A bandeira do mês será divulgada hoje pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A expectativ­a de analistas do setor é que seja adotada a vermelha patamar 1, devido à escassez de chuvas. “Quase não tem chovido e, por isso, os reservatór­ios das hidrelétri­cas estão com nível baixo”, explica a consultora Daniela Souza, da Thymos Energia.

Em medição feita na quarta-feira pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), os reservatór­ios de Sudeste e Centro-Oeste —responsáve­is por 70% da energia gerada no país— tinham 39,02% da capacidade. “Por isso, para agosto, a expectativ­a é de bandeira vermelha”, diz ela. Em julho, a bandeira em vigor é a amarela, que também gera cobrança extra. Veja ao lado os valores. Apenas a verde não tem custo a mais para os consumidor­es. (A cada 100 kWh consumidos) Cor da bandeira

“Até outubro, a tendência é continuarm­os com bandeira vermelha, porque não é esperada nenhuma chuva em quantidade que possa reverter esse quadro. Mas existe essa possibilid­ade e, Acréscimo na conta de luz Não há se isso ocorrer, é possível que a Aneel mude de bandeira”, afirma Daniela.

Outra previsão de alta está relacionad­a ao aumento dos impostos sobre os combustíve­is, feitos há uma semana. Isso porque as usinas termelétri­cas utilizam diesel. Mas essa elevação está prevista só para o ano que vem. “Embora seja custeado de imediato, o reflexo para o consumidor ocorrerá de forma gradual, junto aos próximos reajustes tarifários”, explica outro consultor, Ricardo Savoia.

A Aneel informou ontem que os reajustes previstos são diferentes para cada concession­ária.

 ??  ??
 ??  ?? Quanto o consumidor paga a mais
Quanto o consumidor paga a mais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil