Agora

Espetáculo­s teatrais abordam dramas e dilemas femininos; peça mostra lado B de Marilyn Monroe

- (Leonardo Volpato)

Os dramas e dilemas vividos por mulheres fazem parte do enredo de diversas peças que estreiam em São Paulo, entre hoje e quarta-feira. “Enquanto Ela Dormia” e “Carne de Mulher” entram em cena agora, além de “A Via Crucis do Corpo”, que tem últimas apresentaç­ões neste fim de semana (veja ao lado). Estreia também “Além da Imagem”, espetáculo que retrata as angústias de Marilyn Monroe (1926-1962).

A peça, que estreia hoje no Sesc Ipiranga e fica até o dia 20 de agosto, transporta o espectador para dentro da vida da atriz americana. Com direção e atuação de Marília Moreira, a obra é baseada na peça “A Gaivota” do russo Anton Tchekhov (1860-1904).

Na trama, a imagem exuberante da loira e símbolo sexual fica em segundo plano. É mostrada uma menina vulnerável e inocente cheia de angústias.

“A peça mostra o lado B da vida da Marilyn, seu medo da solidão, o abandono de seus pais, seus amores não realizados. Fugindo de qualquer tipo de didatismo, essas questões entram em cena como lembranças desconexas e, muitas vezes, distorcida­s, flashes de memória que atravessam a cena, nem sempre deixando claro como cada episódio de fato aconteceu”, descreve Marília.

Segundo a artista, a proposta do espetáculo é levar o espectador a pensar em conceitos como beleza e vaidade. “Desejo propor uma reflexão sobre o valor exacerbado que damos às aparências, bem co- mo o poder que temos de tomar as rédeas das nossas vidas. São reflexões também presentes na obra de Tchekhov”, fala a atriz, ligando as histórias, conectadas no palco.

A obra também toca no tema da supervalor­ização da fama, da imagem e da necessidad­e de reconhecim­ento. Fatores que podem causar identifica­ção imediata no público.

“Há em nós uma falta de pudor com a exposição pessoal. Existe uma desvirtuaç­ão do conceito de arte, cuja qualidade se mede mais pelo reconhecim­ento midiático do que pelo seu poder transforma­dor e de gerar reflexão”, diz Marília.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil