Agora

Veja o que sobe com gasolina cara

- (GY)

Da conta de luz ao transporte urbano, chegando aos preços dos alimentos, o brasileiro pode esperar por aumentos de produtos e serviços nas próximas semanas, motivados pela alta de impostos sobre os combustíve­is. Essa elevação também fará a inflação subir neste ano.

A alta dos combustíve­is, inclusive, já deve pesar nos índices de preços de julho, que podem ficar o dobro acima do dobro do previsto, segundo o economista André Braz, da FGV/Ibre (Fundação Getúlio Vargas/Instituto Brasileiro de Economia). Ele estima que o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) deste mês chegue a 0,25%. Antes, o esperado era 0,1%. O índice será fechado na próxima semana. “O impacto pode chegar a meio ponto percentual na inflação, sendo que um terço deve incidir já no índice de julho e o restante, no de agosto”, explica o eco- nomista, que prevê que a inflação do ano, até então prevista em 3%, deverá chegar a 3,8% ou mais.

Braz afirma que haverá outros impactos. “O custo do transporte urbano pode subir e as tarifas de energia elétrica também, até porque, algumas termelétri­cas utilizam diesel”, analisa ele, ao mencionar o “efeito cascata” dos combustíve­is mais caros. “Os próprios alimentos, que em sua maioria são transporta­dos por rodovias, também devem começar a sofrer reajustes, assim como muitos outros produtos, ou mesmo serviços.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil