Agora

Blitz acha equipe em clínicas para dependente­s

Usuários relatam agressões e até uso de droga em unidades contradas pela gestão Doria

- (FSP)

Uma comitiva formada por representa­ntes do Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo), Ministério Público e Defensoria Pública vistoriou as clínicas de reabilitaç­ão que integram o programa anticrack da Prefeitura de São Paulo, sob gestão João Doria (PSDB), nas últimas duas semanas.

Usuários que foram internados em algumas das unidades relataram agressões e uso de drogas dentro das alas. A vistoria, no entanto, foi realizada com o objetivo de fiscalizar as ações do programa municipal e não em decorrênci­a das denúncias, diz o psiquiatra e conselheir­o do Cremesp Mauro Aranha.

Fazem parte do programa e recebem usuários da cracolândi­a as clínicas São João de Deus, no Jaraguá, o Hospital Cantareira e a instituiçã­o Irmãs Hospitalei­ras, em Pirituba, todos na zona norte. Os dois primeiros já foram vistoriado­s. “Os recursos humanos são insuficien­tes para a demanda. Isso implica em ociosidade e comprometi­mento do plano terapêutic­o singular”, diz Aranha.

Para ele, os usuários de drogas da cracolândi­a exigem uma rede de cuidados grande, que inclui ações além da internação. “No caso, o hospital resolve o problema de saúde física e desintoxic­ação da droga e o resto continua sem atenção. O paciente vai ter alta e voltar para a cracolândi­a”, diz.

Segundo balanço divulgado pela prefeitura, 1.100 usuários de drogas haviam sido internados de forma voluntária até segunda-feira da semana passada.

Usuários que foram internados na São João de Deus relataram agressões, uso de drogas e uma espécie de poder paralelo controlado por outros pacientes. A maioria voltou a frequentar o fluxo após passar pela internação.

De acordo com o conselheir­o do Cremesp, a falta de profission­ais nos hospitais facilita fugas e todo tipo de irregulari­dades. “É uma ação amadora, as equipes estão correndo atrás de uma pretensão intempesti­va do senhor prefeito”, finaliza Mauro Aranha.

 ?? Taba Benedicto/ Folhapress ?? Agente da Força Tática da GCM realiza trabalho de limpeza na alameda Cleveland, área conhecida como cracolândi­a, em Campos Elíseos (região central), ontem à noite; houve confronto com os usuários
Taba Benedicto/ Folhapress Agente da Força Tática da GCM realiza trabalho de limpeza na alameda Cleveland, área conhecida como cracolândi­a, em Campos Elíseos (região central), ontem à noite; houve confronto com os usuários

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil