Agora

Doria reduz em duas horas atendiment­o em 11 postos

Dez UBSs na zona sul abrem das 7h às 17h e outra unidade, até as 18h. Não há procura, diz prefeitura

- (Leonardo Fuhrmann)

A gestão João Doria (PSDB) reduziu em duas horas o atendiment­o em dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da região da Capela do Socorro e na EMAD (Equipe Multidisci­plicar de Assistênci­a Domiciliar) de Santo Amaro, na zona sul da capital.

Desde ontem, os postos de saúde, que funcionava­m das 7h às 19h, atendem até as 17h (veja quadro abaixo). Todos são unidades de Saúde da Família. Já a EMAD, cujo horário era das 7h às 20h, fica aberta até as 18h. O horário havia sido ampliado em duas horas durante a gestão Fernando Haddad (PT).

Anteontem, ao anunciar a mudança, a Secretaria Municipal da Saúde afirmou que as unidades tinham pouca procura. Ontem, disse que um dos motivos é a falta de segurança na região, que faz com que os moradores não saiam de casa à noite. Afirmou ainda que a maioria dos pacientes volta ao bairro mais tarde, em razão das di- ficuldades no transporte, e não seria beneficiad­a pelo atendiment­o até as 19h.

Segundo a secretaria, a alteração foi feita com a aprovação dos conselhos gestores das unidades e da Supervisão Regional da Capela do Socorro. Mudanças estão sendo analisadas caso a caso, disse.

O coordenado­r regional de saúde da zona sul, Marco Antonio Carvalho de Lima, disse que vai enviar hoje ao Agora documentos que comprovam o baixo uso das unidades das 17h às 19h e o elevado número de faltas de pacientes na faixa de horário. Segundo ele, 10% do atendiment­o ocorria nas duas horas.

Segundo Lima, a mudança foi discutida entre as gerências de cada unidade, a OS (organizaçã­o social) responsáve­l por elas e a administra­ção municipal. Depois, os conselhos foram consultado­s. Todas as unidades que tiveram o horário alterado são geridas pela OS Santa Catarina, cuja a diretora executiva até 2016 era a atual secretária-adjunta da Saúde, Maria da Glória Zenha Wieliczka.

O Conselho Municipal de Saúde também não foi consultado sobre o tema.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Cartaz na UBS Jardim São Carlos, em Americanóp­olis (zona sul), com aviso sobre a mudança no horário de atendiment­o; prefeitura afirma que apenas 10% das consultas nas 11 unidades ocorriam entre as 17 e as 19h
Rivaldo Gomes/Folhapress Cartaz na UBS Jardim São Carlos, em Americanóp­olis (zona sul), com aviso sobre a mudança no horário de atendiment­o; prefeitura afirma que apenas 10% das consultas nas 11 unidades ocorriam entre as 17 e as 19h

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil