Agora

Sem-teto ocupam prédios inacabados em Heliópolis

Terreno da CDHU no Parque Bristol, na zona sul, também foi invadido por outro grupo de sem-teto

- (Fabio Pagotto)

Dois grupos de sem-teto ocuparam um terreno baldio da CDHU (Companhia de Desenvolvi­mento Habitacion­al e Urbano, da gestão Geraldo Alckmin (PSDB), na rua Farid Miguel Haddad, no Parque Bristol, além de um conjunto de sete prédios inacabados e o entorno de um conjunto habitacion­al da Secretaria Municipal de Habitação (da gestão João Doria, PSDB), na rua João Lanhoso, em Heliópolis, ambos na zona sul.

A ocupação do terreno da CDHU ocorreu no dia 22 de julho, e a dos prédios da prefeitura, denominado­s oficialmen­te como conjunto Sabesp 1, no dia 27 de maio, de acordo com o líder dos sem-teto, o sindicalis­ta Rafael Cardoso de Oliveira, 29 anos, ligado ao Sindicato dos Motoboys de São Paulo.

De acordo com Oliveira, na ocupação do terreno estão cadastrada­s cerca de 2.000 famílias, com um total de até 6.000 pessoas. O terreno está demarcado e muitos barracos estão parcialmen­te construí- dos, porém apenas parte das famílias está ocupando o local. “A ocupação é feita por boca a boca e até por whattsap. As famílias são cadastrada­s e não há cobrança de taxas, é por ordem de chegada”, afirma o líder.

No Sabesp 1 foram instaladas 510 famílias, sendo 200 nos apartament­os. As 310 restantes receberam lotes no entorno onde construíra­m barracos. “São 2.200 pessoas”, disse Oliveira.

O líder dos sem-teto afirmou que a Secretaria Municipal da Habitação esteve no Sabesp 1 e tentou negociar a saída dos ocupantes. “Dissemos a eles que não temos interesse em entrar na fila do auxílio-aluguel para receber o benefício um mês ou dois e depois ficarmos ao Deus dará de novo”, diz o sindicalis­ta.

Hoje à tarde ocorrerá uma audiência de conciliaçã­o entre os invasores do Sabesp 1 e a prefeitura, na 15ª Vara da Fazenda Pública, no centro. “Esperamos que o juiz entenda que o município deve prover condições de habitação e ceda o local para quem já está lá, ou então providenci­e outro imediatame­nte”, afirmou a advogada Mara Costa, representa­nte dos invasores.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Entrada do conjunto habitacion­al Sabesp, no Heliópolis (zona sul), que está inacabado e foi invadido por um grupo de sem-teto; Secretaria Municipal da Habitação tenta negociar a saída dos ocupantes
Rivaldo Gomes/Folhapress Entrada do conjunto habitacion­al Sabesp, no Heliópolis (zona sul), que está inacabado e foi invadido por um grupo de sem-teto; Secretaria Municipal da Habitação tenta negociar a saída dos ocupantes
 ?? Robson Ventura/Folhapress ?? Aline Gonzaga, com a filha Valentina, no terreno da CDHU, na zona sul, que foi invadido por um grupo de sem-teto; mais de 1.000 pessoas estão no local
Robson Ventura/Folhapress Aline Gonzaga, com a filha Valentina, no terreno da CDHU, na zona sul, que foi invadido por um grupo de sem-teto; mais de 1.000 pessoas estão no local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil