Agora

Troca de plano de ssaaúúddee sairá sem carência

Agência que regula as operadoras vai abrir consulta pública para flexibiliz­ar as regras de portabilid­ade

- (Gilberto Yoshinaga)

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementa­r) quer aprimorar as regras de portabilid­ade —nome dado à troca de operadora de plano de saúde— e torná-la mais acessível. A agência anunciou ontem que vai abrir consulta pública na próxima quinta-feira para rever as regras que já estão em vigor.

Um dos principais pontos da proposta é a ampliação do direito à portabilid­ade para quem tem plano coletivo empresaria­l. Atualmente, a troca só é permitida para beneficiár­ios de planos individuai­s ou familiares, além dos contratos por adesão e dos casos especiais —quando uma operadora entra em processo de falência, por exemplo. Quem tem contrato coletivo rescindido também poderá fazer a troca.

“Se essas regras passarem a valer, serão muito positivas, porque hoje a portabilid­ade ainda possui muitas travas burocrátic­as”, avalia o advogado Jairo Corrêa, do escritório Corrêa, Ongaro, Sano Advogados Associados. “Com regras mais fáceis para a portabilid­ade, a tendência é que a competição entre as operadoras se acirre e isso as estimule a melhorar a qualidade de seus serviços.”

A ANS também propõe o fim da “janela” —período que uma pessoa tem para trocar de operadora. Pelas regras atuais, a mudança deve ser solicitada no período de 120 dias contados a partir do primeiro dia do mês de aniversári­o do contrato. Com a nova regra, a migração poderá ser feita a qualquer

O que está sendo proposto

A nova regra propõe o fim da “janela”, permitindo que a troca de plano seja feita a qualquer tempo após o cumpriment­o do prazo de permanênci­a tempo após o cumpriment­o do prazo de permanênci­a.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) aprova a proposta. Para o instituto, o fim da janela vai aumentar a mobilidade do consumidor no sistema e a extensão da portabilid­ade para planos empresaria­is vai favorecer quem perdeu o emprego e quer continuar com plano de saúde.

A Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde) informou ontem que a facilitaçã­o da portabilid­ade preocupa. Para a entidade, isso poderá aumentar o custo assistenci­al, “podendo acarretar no encerramen­to da operadora ou na necessidad­e de reajustes mais elevados”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil