Agora

Base de Temer encolhe 40% depois da delação da JBS

Nos partidos aliados, 89 deputados ficaram contra presidente na votação da denúncia e plenário rachou

- (FSP)

O presidente Michel Temer conta hoje na Câmara dos Deputados com uma base de apoio real de cerca de 260 deputados, o que representa uma queda de quase 40% em relação ao que ele tinha nos primeiros meses deste ano, antes de vir à tona a delação da JBS.

Até o escândalo, que resultou em uma denúncia sob acusação de corrupção passiva contra ele, a sua base contava com 20 partidos que, juntos, têm 416 dos 513 deputados federais.

Entre a divulgação da gravação da conversa de Joesley Batista com o presidente e a votação da denúncia pela Câmara anteontem, quatro partidos anunciaram o desembarqu­e do governo: PSB, Podemos, PPS e PHS.

Na sessão que barrou o processo, 89 deputados de partidos governista­s votaram contra Temer, em um sinal de que dificilmen­te continuam seguindo as orientaçõe­s do Palácio do Planalto.

Com isso, a base real de Temer hoje soma 261 deputados, apenas 4 a mais do que a maioria absoluta das cadeiras da Casa (257).

É um número apertado inclusive para a aprovação de simples requerimen­tos e projetos. As sessões dificil- mente têm casa cheia.

Para aprovação de emendas à Constituiç­ão, que é o caso da reforma da Previdênci­a, são necessário­s 308 votos, 47 a mais do que a base real hoje do presidente.

Há alguns fatores que tornam volátil essa base, tanto para cima quanto para baixo. O tema dos projetos, por exemplo, nem sempre está ligado a posição governista ou oposicioni­sta do deputado. Na reforma da Previdênci­a, por exemplo, deputados do PSDB que votaram a favor da denúncia contra Temer tendem a apoiá-lo.

Por outro lado, integrante­s do “centrão” (siglas pequenas e médias) que apoiaram Temer são claramente contrários à reforma.

 ?? Renato Costa/Folhapress ?? O presidente Michel Temer, que enfrentará dificuldad­e para aprovar reformas com plenário da Câmara rachado e muitas promessas a deputados para atender
Renato Costa/Folhapress O presidente Michel Temer, que enfrentará dificuldad­e para aprovar reformas com plenário da Câmara rachado e muitas promessas a deputados para atender
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil