Agora

Médicos recomendam cautela para não contratar técnica milagrosa

- (RS)

A endocrinol­ogista Maria Edna de Melo, presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade), disse que não há comprovaçã­o científica que comprove que o ‘coaching’ para emagrecime­nto é um tratamento eficaz contra a obesidade.

Segundo Maria, os estudos que foram publicados sobre o tema foram feitos com um número reduzido de pacientes e num curto prazo. Por isso, segundo ela, é necessário cautela ao contratar um ‘coach’ para emagrecer.

“Pode até ser que para alguns o trabalho do ‘coach’ ajude a melhorar a rotina e o estilo de vida. Mas a obesidade é uma doença crônica e progressiv­a e o coaching não é reconhecid­o para tratá-la”.

Para quem pretende contratar um ‘coach’, a endocrinol­ogista recomenda precaução. “Se o profission­al prometer muito, não vale. Fuja de promessas”, alertou. Ela também sugere que as pessoas pesquisem o currícu- lo dos profission­ais.

O endocrinol­ogista Alex Leite, do Hospital São Luiz, também recomenda cautela quanto ao profission­al que for aplicar a técnica.

A precaução dele é com as consultas virtuais, onde não há uma relação direta e o profission­al não tem como conhecer as deficiênci­as e necessidad­es do paciente. “É bom procurar um profission­al de saúde de sua confiança para acompanhar o tratamento”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil