Agora

Fôlego para o título

Com 50 jogos no ano, Corinthian­s aproveita folga de 14 dias para encher o tanque do time para o returno

- (Luciano Trindade)

Além de ter disparado na liderança do Brasileirã­o no primeiro turno, o Corinthian­s vai ter uma intertempo­rada para ganhar fôlego antes de lutar para confirmar o título na segunda etapa do Nacional. O período de duas semanas sem jogos é muito valorizado pela comissão técnica, sobretudo para encher o tanque dos atletas antes da arrancada final.

O cansaço tem pesado para todo elenco, mas cinco jogadores apresentam um desgaste físico maior: Balbuena, Arana, Maycon, Gabriel e Jô. Com eles, os fisiologis­tas e preparador­es físicos do Timão terão uma atenção especial até o próximo jogo, contra o Vitória, no dia 19.

“Estes atletas estavam em um limite físico perigoso. Como trabalhamo­s essa parte preventiva, com números da fisiologia, conseguimo­s saber o limite”, explicou o preparador físico Walmir Cruz.

Dos cinco, Maycon é quem mais jogou este ano, com 47 partidas, seguido por Arana, 46. Além do Corinthian­s, os garotos também defenderam a seleção brasileira sub-20 logo no início da temporada.

Dos 50 jogos que o alvinegro teve até aqui, entre Paulista, Brasileiro, Sul-Americana, Copa do Brasil e amisto- sos, Gabriel e Jô atuaram 44 vezes, e Balbuena, 40. Pela frente, eles ainda terão as 19 rodadas do returno, fora a sequência do continenta­l.

Para efeito de comparação, o Real Madrid, atual campeão espanhol, da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes, fechou a última temporada com 64 partidas, número que só com a sequência do Brasileiro o alvinegro já vai superar de longe.

“Esta semana, terei sonhos mais agradáveis (risos). A gente vinha de uma sequência muito intensa, alguns jogadores fizeram 15 jogos seguidos”, disse Walmir Cruz.

Equilíbrio

Não é à toa que a comissão técnica festejou o fato de o próximo compromiss­o do Timão ter sido adiado por conta da viagem da Chapecoens­e para a Europa, onde o clube disputa amistosos.

“Todo mundo espera ter um tempo desse no meio do campeonato para conseguir trabalhar e recuperar os atletas”, disse o fisiologis­ta alvinegro Antonio Carlos Fedato.

Segundo o profission­al, a ideia é aproveitar os 14 dias sem partidas para deixar titulares e reservas no mesmo nível de preparação física.

“Cada vez mais, precisarem­os dos atletas do banco, já que perderemos jogadores por causa das suspensões e lesões”, disse Fedato. “Nossa preocupaçã­o é o atleta estar sempre na plenitude da parte física.”

 ?? Daniel Augusto Jr. - 25.jul.17/ Ag. Corinthian­s ?? O jovem volante Maycon, de 20 anos, é o corintiano com mais jogos nesta temporada. Pelo alvinegro, ele acumula 40 partidas, além dos sete jogos que fez junto com a seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano
Daniel Augusto Jr. - 25.jul.17/ Ag. Corinthian­s O jovem volante Maycon, de 20 anos, é o corintiano com mais jogos nesta temporada. Pelo alvinegro, ele acumula 40 partidas, além dos sete jogos que fez junto com a seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil