Agora

Doria tem mais reclamaçõe­s que Haddad no 1º semestre

Queixas à Ouvidoria cresceram a partir de abril e número já é maior que o do antecessor em 2013

- (William Cardoso e Aline Mazzo)

Os números da Ouvidoria Geral do Município indicam que a lua de mel entre os paulistano­s e o prefeito João Doria (PSDB) acabou. Desde abril, o órgão tem registrado um aumento nas reclamaçõe­s, fazendo com que o tucano superasse o antecessor Fernando Haddad (PT) na quantidade de queixas nos primeiros seis meses na prefeitura —7.409 contra 7.188.

Doria foi eleito de maneira inédita em primeiro turno em 2016, com 53,3% dos votos válidos, derrotando o então prefeito Haddad.

Até o mês de abril, a gestão Doria tinha 30% a menos de reclamaçõe­s na Ouvidoria do que a de Haddad em seu primeiro quadrimest­re como prefeito, em 2013. Em janeiro, por exemplo, o tucano recebeu três vezes menos reclamaçõe­s do que o petista em seu primeiro mês.

O tucano iniciou a gestão investindo no programa Cidade Linda, que consiste em ações de zeladoria nos bairros. E é justamente esta área que responde pela maioria das queixas à Ouvidoria (buracos, poda de árvore, etc). Em geral, o órgão é procurado por moradores que já recorreram a outros serviços da prefeitura, sem sucesso.

Em abril, apesar dos números favoráveis até ali, já houve um primeiro aumento nas queixas (veja quadro). A partir de maio, quando começaram a ser sentidos os efeitos dos cortes nos serviços de tapa-buraco, o número de reclamaçõe­s explodiu. Sob o comando de Doria, a Ouvidoria recebeu 2.108 queixas, quase o dobro do que foi registrado em maio de 2013, com Haddad (1.128). Em junho, houve nova alta: 1.883 (Doria) contra 1.165 (Haddad).

O Datafolha já havia mostrado a mudança no humor do paulistano. No primeiro mês de gestão, o tucano chegou a 44% de aprovação e apenas 13% dos paulistano­s o considerav­am ruim ou péssimo. Na última pesquisa, de junho, a aprovação caiu para 41% e os que acham a gestão Doria ruim ou péssima subiu para 22%.

 ?? Rivaldo Gomes - 30.jun.2017/Folhapress ?? Mato alto no canteiro da avenida Dona Belmira Marim, na zona sul da capital, no final de junho; Cidade Linda passou pelo local
Rivaldo Gomes - 30.jun.2017/Folhapress Mato alto no canteiro da avenida Dona Belmira Marim, na zona sul da capital, no final de junho; Cidade Linda passou pelo local
 ?? Rivaldo Gomes - 1º.ago.2017/Folhapress ?? Buraco na avenida Presidente Wilson, na Mooca (zona leste da capital); queixas sobre tapa-buracos puxaram alta na Ouvidoria
Rivaldo Gomes - 1º.ago.2017/Folhapress Buraco na avenida Presidente Wilson, na Mooca (zona leste da capital); queixas sobre tapa-buracos puxaram alta na Ouvidoria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil