Agora

45 contêinere­s caem após acidente em Santos

Nove pessoas foram detidas pela polícia, suspeitas de furto, após pegar produtos espalhados na água

- (FSP e UOL)

Santos Um acidente com o navio mercante Log-in Pantanal provocou a queda de 45 contêinere­s no canal do Porto de Santos (72 km de SP), na madrugada de ontem —entre 1h30 e 3h. O tráfego de navegação ficou fechado pouco mais de quatro horas, sendo retomado às 8h30.

Entre os principais conteúdos encontrado­s dentro dos contêinere­s estavam um grande número de aparelhos eletrônico­s, mochilas e bicicletas. A Capitania dos Portos acionou a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para relatar o caso.

Segundo a polícia, nove pessoas foram levadas para a delegacia do Guarujá (86 km de SP) por estarem com os produtos em suas lanchas após o naufrágio da embarcação, sob suspeita de furto. Todos foram liberados na sequência, mas os produtos ficaram retidos.

De acordo com o investigad­or Ricardo, da Delegacia Sede do Guarujá, para onde os suspeitos foram encaminhad­os, eles não podem ser presos porque a ação não configura furto. “Eles não retiraram bens do navio, eles pegaram no mar flutuando, o que configurar­ia furto de material achado”, explica o investigad­or. “No entanto, para isso, os materiais teriam de estar a 15 dias em posse dos suspeitos e nós os dete- mos hoje [ontem] mesmo.”

A Capitania dos Portos e a Praticagem (serviço de auxílio aos navegantes) fizeram um levantamen­to para identifica­r o local exato da queda dos contêinere­s. A preocupaçã­o era montar uma linha de ação para evitar que se deslocasse­m. As cargas se espalharam pelo cais santista e chegaram até a praia de Guaiúba, em Guarujá.

A agência do navio foi acionada e um inquérito administra­tivo será instaurado para apurar as causas e responsabi­lidades.

 ?? Reprodução/Facebook ?? Lancha carrega bicicletas que foram apanhadas no mar; Polícia Militar do Guarujá deteve 9 pessoas, suspeitas de furto, por retirarem o material do mar
Reprodução/Facebook Lancha carrega bicicletas que foram apanhadas no mar; Polícia Militar do Guarujá deteve 9 pessoas, suspeitas de furto, por retirarem o material do mar
 ?? Divulgação/Policia Militar ??
Divulgação/Policia Militar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil