Agora

Escape das falhas no pedido e acelere o benefício do INSS

Segurado que acerta no pedido consegue receber mais rápido e foge da fila para apresentar recurso

- (Clayton Castelani)

O segurado que faz corretamen­te o pedido de benefício ao INSS escapa da dor de cabeça que é precisar pedir um recurso ao órgão. A espera pela concessão ou revisão quando se recorre de um pedido negado no posto é, em média, de 101 dias.

Para acertar na solicitaçã­o, porém, o segurado precisa driblar obstáculos que vão desde a complexida­de das regras para a concessão de benefícios até informaçõe­s desencontr­adas fornecidas por funcionári­os do instituto.

O principal motivo para que as aposentado­rias sejam negadas é a falta de comprovaçã­o de tempo de contribuiç­ão, segundo o INSS. Mas, muitas vezes, o segurado só descobre que não cumpriu essa exigência quando recebe a carta negando o pedido.

A melhor dica para evitar esse transtorno é também a mais básica: o segurado precisa entender as regras antes de fazer qualquer pedido.

Mudanças frequentes

Os servidores das agências da Previdênci­a estão preparados para dar as principais instruções aos segurados, mas não é raro surgirem informaçõe­s desencontr­adas, o que é resultado das constantes mudanças nos procedimen­tos de atendiment­o.

Um exemplo recente é a alteração para o acerto de vínculos, que dá direito ao segurado de corrigir o seu Cnis (Cadastro Nacional de Informaçõe­s Sociais) e incluir tempo de contribuiç­ão que não está nos registros do instituto. Há pouco tempo, o trabalhado­r podia ligar para o 135 e agendar uma data para levar documentos à agência. Agora, o INSS não faz mais o agendament­o para esse serviço.

Ao Agora, o INSS informou que o serviço continua disponível nas agências, mas sem agendament­o. Nos postos da Previdênci­a, porém, parte dos funcionári­os não faz a correção, conforme verificou a reportagem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil