Agora

Odebrecht fez fraude para ocultar desvios, diz advogado

Advogado acusado de ser operador e que escapou da Lava Jato afirma que executivos esconderam dinheiro

- (FSP)

Um advogado que a Odebrecht aponta como responsáve­l pela movimentaç­ão de parte de seu dinheiro sujo no exterior acusa a empreiteir­a e seus executivos de mentir aos procurador­es da Operação Lava Jato e fraudar documentos para ocultar pagamentos ilegais feitos pela empresa nos últimos anos.

Rodrigo Tacla Durán trabalhou para a Odebrecht de 2011 até 2016, quando deixou o Brasil. Ele chegou a discutir com o Ministério Público Federal sua participaç­ão no acordo de delação da empresa, mas as tratativas fracassara­m. Durán diz ter recusado as condições impostas, mas procurador­es da operação o chamam de mentiroso.

O advogado decidiu então sair do Brasil e procurar as autoridade­s dos Estados Unidos. Depôs ao Departamen­to de Justiça dos EUA e viajou para a Espanha, onde foi preso a pedido da Lava Jato. Hoje, solto, Durán se consi- dera um homem livre. O Brasil pediu sua extradição, mas a Espanha negou —ele tem dupla cidadania.

Durán afirma colaborar com investigaç­ões sobre a Odebrecht em sete países. Ele apontou a autoridade­s de Cingapura sinais de fraude em dois extratos apresentad­os pelos delatores da empreiteir­a à Lava Jato.

Em entrevista à reporta- gem, Durán disse que executivos que controlava­m um banco adquirido pela Odebrecht em Antígua, um paraíso fiscal no Caribe, desviaram grana e ajudaram a empresa a esconder beneficiár­ios de propina no exterior.

“Os executivos recebiam comissões, transferia­m recursos. Em várias situações, levavam dinheiro que era desviado. Esse sistema foi fraudado com o intuito de proteger a eles e à empresa. O maior interesse dela é proteger a movimentaç­ão completa do dinheiro, apresentar só uma parte”, afirmou.

Ele rebateu afirmação da Odebrecht de que ele era apenas um doleiro. “Doleiro não teria as informaçõe­s que tenho. Podem me chamar de porteiro, de chofer. Eu estava dentro da empresa.”

 ?? Reprodução ?? O advogado Rodrigo Tacla Durán, em Madri; Espanha negou extradição por ele ter nacionalid­ade
Reprodução O advogado Rodrigo Tacla Durán, em Madri; Espanha negou extradição por ele ter nacionalid­ade
 ?? Paulo Lisboa - 1.set.2015/Efe ?? O ex-presidente e herdeiro do grupo, Marcelo Odebrecht, usará delações para rever condenaçõe­s
Paulo Lisboa - 1.set.2015/Efe O ex-presidente e herdeiro do grupo, Marcelo Odebrecht, usará delações para rever condenaçõe­s
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil