Agora

Marcelo busca atenuar pena para voltar ao comando da empresa

- (FSP)

Com o desejo de voltar ao alto escalão da Odebrecht, o ex-presidente e herdeiro do grupo, Marcelo Odebrecht, trabalha para tentar reduzir as condenaçõe­s imputadas a ele na Lava Jato.

Uma das ações do executivo foi solicitar que seus advogados entrassem com um recurso no TRF-4 (Tribunal Regional da 4ª Região) questionan­do sua condenação no caso da Petrobras. Em 2016, ele foi condenado pelo juiz Sergio Moro por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A defesa pediu ao tribunal para incluir depoimento­s de alguns delatores na ação penal que trata da estatal. Principalm­ente as colaboraçõ­es do próprio executivo.

A delação de Marcelo não foi levada em conta durante o processo da Petrobras porque ele ainda não havia fechado acordo. Portanto, o que ele falou não foi considerad­o na sentença. Agora, a defesa pretende incluir essas informaçõe­s confessada­s para amenizar a pena.

Para os advogados, as revelações podem ajudar a atenuar a condenação do executivo, que tentará retornar ao comando do grupo.

No entanto, investigad­ores relataram à reportagem que, se Marcelo insistir em entrar com recursos na Justiça, irão pedir que os benefícios concedidos devido à delação premiada sejam suspensos.

Neste caso, ele, que deve sair da prisão em dezembro de 2017, após cumprir dois anos e meio em regime fechado, pode ter o tempo aumentado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil