Agora

Veja os postos do INSS onde o benefício sai rrááppiidd­oo

No primeiro semestre, o tempo médio de concessão no Estado ficou em 58 dias; na capital, foi de 81 dias

- (Clayton Castelani e Fernanda Brigatti)

A concessão de um benefício pode ser mais rápida, dependendo da agência da Previdênci­a Social onde o pedido é apresentad­o.

O Agora mostra hoje quanto tempo, em média, os postos do INSS no Estado levaram para conceder benefícios no primeiro semestre deste ano, conforme dados da Lei de Acesso à Informação.

Nas agências do Estado, a espera por um benefício foi de 58 dias, em média, de janeiro a junho. Esse resultado representa queda de 6,45% em relação aos 62 dias do mesmo período de 2016.

Na capital, o tempo médio de concessão do benefício ficou em 81 dias. A queda é de 7,95% em relação aos 88 dias registrado­s no mesmo período de 2016.

Alguns locais de atendiment­o, porém, trabalham com prazos abaixo da média. Nas agências Centro e Santa Marina (zona oeste), por exemplo, a espera ficou abaixo dos 60 dias. Mas em postos como os de Ermelino Matarazzo e São Miguel, ambos na zona leste, os benefícios foram concedidos em 119 e 110 dias, respectiva­mente.

No interior, a espera é bem menor, como é o caso da agência de Salto de Pirapora (124 km da capital), onde a concessão do benefício sai em apenas cinco dias.

O tamanho da agência, o número de servidores disponívei­s e até os tipos de benefícios que são analisados em cada unidade influencia­m no tempo necessário para as análises de pedidos dos segurados, segundo o INSS.

Regiões mais populosas também costumam levar mais tempo. É o caso da agência Pimentas, em Guarulhos (Grande SP), onde a espera média chega a 151 dias. Divisa com a zona leste, a unidade também é procurada por segurados da capital. O tempo médio para a concessão caiu A comparação é entre o primeiro semestre de 2016 e o mesmo período deste ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil