Agora

Saiba calcular a grana da ação contra o INSS

A Justiça Federal do Rio Grande do Sul liberou calculador­a que corrige atrasados e facilita acordos

- (Leda Antunes)

O aposentado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que entra na Justiça para pedir uma revisão do seu benefício muitas vezes tem que esperar alguns anos para ter uma resposta. A espera, no entanto, pode garantir uma bolada em atrasados quando o processo acabar. Para facilitar o cálculo dos valores que o segurado irá receber quando a ação chegar ao fim, a Justiça Federal do Rio Grande do Sul criou uma ferramenta gratuita que poderá ser usada por advogados e segurados.

O programa Jusprev 3 pode ser baixado no site www2. jfrs.jus.br e é aberto no Excel, do Windows. O Agora baixou a ferramenta para testá-la.

O sistema desenvolvi­do é difícil de ser usado por quem não é especialis­ta. Porém, o segurado pode avisar seu advogado que a ferramenta existe e ele conseguirá utilizá-la com mais facilidade.

Para estimar o valor dos atrasados, é preciso inserir uma série de informaçõe­s, como valor da aposentado­ria concedida, o valor do benefício após a revisão e a data de início, entre outras.

“A plataforma é excelente, porém muito detalhista e, por isso, complexa. No entanto, estamos desenvolve­ndo um programa mais simples”, afirma Eduardo Tonetto Picarelli, juiz federal responsáve­l pelo projeto. A ideia, segundo Picarelli, é criar uma ferramenta como a calculador­a de atualizaçã­o monetária do Banco Central, que funciona de forma mais simples.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil