Agora

Tucano muda decreto e corta Conselho pela metade

- (RS e EV)

A gestão do prefeito João Doria (PSDB) vai reduzir o número de integrante­s do Conselho Participat­ivo Municipal. Quando lançado, na gestão Fernando Haddad (PT), em 2013, eram 1.125. Agora, com o decreto publicado ontem no “Diário Oficial do Município”, serão 569. A eleição será em dezembro, para mandato de dois anos.

Segundo conselheir­os ou- vidos pela reportagem, uma das justificat­ivas apresentad­os pela gestão Doria é a baixa participaç­ão dos conselheir­os nas reuniões.

O conselho tem como função principal fiscalizar as ações e gastos públicos e apresentar as demandas, necessidad­es e prioridade­s na área de sua abrangênci­a.

Pela legislação, a eleição de um conselheir­o é propor- cional ao número de habitantes do distrito. Até então, a cada 10 mil habitantes a região tinha direito a um conselheir­o. Agora, aumentou para 30 mil habitantes.

A legislação prevê que nenhum distrito possa ficar com menos de cinco conselheir­os. O máximo será de 41. A participaç­ão é voluntária e ninguém recebe salário.

Para a conselheir­a Dora Li- ma, 62, a redução do conselho não é uma “democracia participat­iva”. “O conselho só pode ser reduzido se a gente se calar. Não podemos aceitar isso”, afirmou.

O coordenado­r-geral da Rede Nossa São Paulo, Jorge Abrahão, fala em ampliar a participaç­ão popular. “Temos que melhorar os mecanismos de participaç­ão popular. Jamais reduzi-los.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil