Agora

Queda de árvore mata 13 pessoas em Portugal

- (Agências)

das agências de notícias -A queda de uma árvore durante uma festa religiosa deixou ao menos 13 mortos e 49 feridos ontem em Funchal, na ilha da Madeira, em Portugal, segundo comunicado do Conselho de Governo local.

Dez morreram na hora e os outras três vítimas no hospital. Entre os feridos, seis estão em estado grave. Há cidadãos alemães, húngaros, franceses e holandeses.

“Nossa prioridade é apoiar as famílias das vítimas e os doentes”, afirmou Miguel Albuquerqu­e, presidente do governo regional da Madeira. Ele disse que as responsabi­lidades “serão apuradas”.

A árvore, um carvalho, tinha quase 200 anos e caiu sobre fiéis que acendiam ve- las à Nossa Senhora do Monte perto de uma fonte na tradiciona­l Festa do Monte. A área é cerca por várias árvores centenária­s.

Uma testemunha relatou à rede de TV RTP que já havia informado as autoridade­s locais sobre a necessidad­e de poda das árvores —uma delas teria caído há três meses.

Incêndios florestais

Já a área continenta­l do país sofre com incêndios florestais. Cerca de 3.000 bombeiros têm dificuldad­e para combater mais de 150 focos, informaram ontem as autoridade­s, devido ao clima quente e seco. Em junho, o mais mortal da história portuguesa deixou 64 mortos em Pedrógão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil