Agora

Estrelado por Alexandre Nero, filme sobre o pianista e maestro João Carlos Martins chega amanhã aos cinemas

-

Nem 23 cirurgias nas mãos fizeram com que o maestro João Carlos Martins desistisse da carreira de músico. Com uma vida marcada por tragédias, o artista, hoje com 77 anos, teve de se afastar de sua paixão, o piano, ao menos seis vezes. No filme “João, o Maestro”, que estreia amanhã, em cerca de cem salas, detalhes de sua vida são revelados. E coube a Mauro Lima, roteirista e diretor do longa, levar a trajetória do maestro para o cinema.

Além de diversos concertos, o filme mostra como foi a infância de Martins e sua ascensão, em Nova York, após ser ovacionado pela crítica. O longa também destaca o início de seu drama quando, após um concerto, uma dor na mão direita deu sinal de que algo não ia bem. “Tudo o que está ali sobre a minha vida profission­al é verdade. Inclusive a cena que mostra sangue sobre as teclas do piano”, diz o maestro. Já a vida pessoal teve algumas partes preservada­s, a pedido dele.

Mas, apesar de triste, o filme tem sua dose de humor. “Mostra a minha primeira vez. Fiquei preocupado com essa cena. Pedi ao Mauro que não fizesse de mim um cafona”, diverte-se o músico, que perdeu a virgindade aos 20 anos.

A preocupaçã­o maior do diretor foi com relação à técnica que seria mostrada pelos atores nas cenas em que o maes-

 ?? Divulgação ?? Alexandre Nero dá vida ao maestro João Carlos Martins
Divulgação Alexandre Nero dá vida ao maestro João Carlos Martins

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil