Agora

Selvageria em grupo

-

Qualquer ato de violência sexual é horrível. Quando é praticado de forma coletiva, vira um ato da mais pura selvageria.

Para vergonha da sociedade, esse tipo de crime vem crescendo de forma assustador­a no Brasil. Uma análise do jornal “Folha de S.Paulo” sobre números coletados pelo Ministério da Saúde forma um quadro de filme de terror. De 2011 a 2016, os estupros coletivos notificado­s mais que dobraram. Passaram de 1.570, em 2011, para 3.526, em 2016. São pelo menos dez por dia. No ano passado, eles representa­ram 15% do total dessas agressões notificada­s (22.804).

Infelizmen­te, tudo leva a crer que a realidade é ainda pior. Muitas vítimas não denunciam seus agressores e evitam os atendiment­os médicos. Calcula-se que apenas 10% desses casos sejam registrado­s pela polícia. Nos últimos anos, alguns exemplos chocantes tiveram bastante repercussã­o.

Em maio deste ano, circulou pela internet um vídeo de uma menina de 12 anos estuprada por quatro jovens no Rio de Janeiro.

Pesquisas apontam que 40% das vítimas de estupro coletivo no Brasil são crianças. O restante se divide em 24% de adolescent­es e 36% de adultas.

Com esses números, o Brasil não se distancia como deveria dos países que ainda não aprenderam a respeitar as mulheres.

Um exemplo é a Índia. Lá os casos de estupro notificado­s saltaram de uma média de 25 mil por ano para mais de 36 mil, em 2014. E isso porque outros milhares ficam encobertos.

Ainda falta muito para a gente mudar essa realidade e se livrar dessas companhias vergonhosa­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil