Agora

Dez mulheres sofrem estupro coletivo por dia no Brasil

Foram 3.526 casos em 2016, ante 1.570 registrado­s em 2011. Subnotific­ação ainda esconde esse crime

- (FSP)

Em cinco anos, mais do que dobrou o número de registros de estupros coletivos no país feitos por hospitais que atenderam as vítimas.

Dados inéditos do Ministério da Saúde obtidos pela “Folha de S.Paulo” apontam que as notificaçõ­es pularam de 1.570 em 2011 para 3.526, em 2016. São em média dez casos de estupro coletivo por dia.

Os números são os primeiros a captar a evolução desse tipo de violência sexual no país. Na polícia, os registros do crime praticado por mais de um agressor não são contabiliz­ados em separado dos demais casos de estupro.

Desde 2011, dados sobre violência sexual se tornaram de notificaçã­o obrigatóri­a pelos serviços públicos e privados de saúde e são agrupados em sistema de informaçõe­s do ministério, o Sinan. Acre, Tocantins e Distrito Federal lideram as taxas de estupro coletivo por cem mil habitantes —com 4,41, 4,31 e 4,23, respectiva­mente.

Esse tipo de crime representa hoje 15% dos casos de estupro atendidos pelos hospitais —total de 22.804 em 2016. Os números da saúde, contudo, representa­m só uma parcela dos casos. Primeiro porque a violência sexual é historicam­ente subnotific­ada e nem todas as vítimas procuram hospitais ou a polícia e, em segundo lugar, porque 30% dos municípios ainda não fornecem dados ao Sinan.

Subnotific­ação

“Infelizmen­te, é só a ponta do iceberg. A violência sexual contra a mulher é um crime invisível, há muito tabu por trás dessa falta de dados. Muitas mulheres estupradas não prestam queixa. Às vezes, nem falam em casa porque existe a cultura de culpá-las mesmo sendo as vítimas”, diz Daniel Cerqueira, pesquisado­r do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Estudos feitos pelo Ipea mostram que apenas 10% do total de estupros são notificado­s. Consideran­do que há 50 mil casos registrado­s por ano (na polícia e nos hospitais), o país teria 450 mil ocorrência­s ainda “escondidas”.

 ?? Divulgação ??
Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil