Agora

Barrcco ccllandess­ttiino naufraga e ao menos 10 morrem no Pará

Embarcação que levava cerca de 70 passageiro­s virou à noite. Há entre 30 e 40 desapareci­dos

- (FSP)

Belém Um barco com cerca de 70 passageiro­s a bordo naufragou no interior do Pará, no rio Xingu, anteontem à noite, deixando dez mortos, entre eles uma criança com idade entre um e dois anos e um adolescent­e. Até ontem à noite, 25 pessoas haviam sido resgatadas e, segundo o Corpo de Bombeiros, havia entre 30 e 40 desapareci­dos. Os sobreviven­tes passaram a noite na água e só foram resgatados pela manhã.

O acidente aconteceu 20 dias após um naufrágio que deixou nove desapareci­dos no rio Amazonas, no Pará.

O barco que afundou fazia transporte clandestin­o de passageiro­s, o governo do Pará. O Estado diz que já havia notificado o dono do barco, após operação em junho, mas a situação não foi regulariza­da. A Marinha, afirma, em nota, que o barco tinha inscrição na Capitania dos Portos de Santarém, mas que mesmo assim deveria se regulariza­r no órgão estadual.

O barco-motor “Capitão Ribeiro” saiu de Santarém, na noite da segunda, e tinha como destino Vitória do Xingu (PA), por onde chegam os passageiro­s que vão a Altamira. A viagem dura cerca de 28 horas, segundo os bombeiros. Em Porto de Moz, o barco recebeu 40 novos passageiro­s por volta das 18h de terça, segundo as autoridade­s. O naufrágio ocorreu em Vila do Maruá, na região conhecida como Ponta Grande, a cerca de 40 km de Porto de Moz, por volta das 21h, quando o barco já havia percorrido mais de 350 km.

O Corpo de Bombeiros montou uma operação com mergulhado­res para localizar as vítimas, a Capitania dos Portos do Amapá enviou uma lancha, e a Marinha deslocou um navio-patrulha para a área. Para os bombeiros, há a chance de haver sobreviven­tes, pois naufrágio aconteceu a cerca de 500 metros da margem.

 ?? Ulisses Goncalves de Sousa/AFP ?? Barqueiros ao redor do local onde naufragou a embarcação “Capitão Ribeiro”, no rio Xingu (PA); o barco transporta­va cerca de 70 passageiro­s no momento em que afundou, à noite; 25 conseguira­m se salvar
Ulisses Goncalves de Sousa/AFP Barqueiros ao redor do local onde naufragou a embarcação “Capitão Ribeiro”, no rio Xingu (PA); o barco transporta­va cerca de 70 passageiro­s no momento em que afundou, à noite; 25 conseguira­m se salvar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil