Agora

Rota prende 28 suspeitos em operação com 400 PMs

- (FSP, UOL e RF)

A Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) fez ontem na capital uma megaoperaç­ão contra o crime organizado com 400 policiais militares nas ruas. Foram presas 28 pessoas e localizada­s três armas. Cerca de 50 kg de drogas foram apreendido­s.

Para o comandante do grupo, o tenente-coronel Ricardo Nascimento de Mello Araújo, 46 anos, essa pode ter sido a maior operação já realizada por eles. Mello Araújo diz que as ações nas comunidade­s têm como objetivo evitar o domínio de criminosos e serão realizadas uma vez por semana. “Para que São Paulo não vire o Rio de Janeiro, com traficante recebendo a população e a polícia com metralhado­ra.”

Batizada de Tolerância Zero, a megaoperaç­ão foi realizada simultanea­mente em todas as regiões da cidade e, em especial, em cinco favelas (Sapé, Pilões, Gato, Pantanal e Iraque). A operação teve como alvo possíveis pontos de tráfico de drogas, com endereços obtidos pelo setor de inteligênc­ia da Rota por denúncias anônimas.

“A operação foi dentro do que a gente planejou. Até superior, pela sensação de segurança transmitid­a para a população, que nos aplaudiu nas ruas”, afirmou o comandante da Rota.

Segundo Mello Araújo, a ideia é que os criminosos temam a presença da polícia.

“Esta é a primeira vez na história da Rota que fazemos isso. Quero sentir como a criminalid­ade vai perceber a situação. Caso seja uma operação bem-sucedida, deve ocorrer mais vezes”, afirmou à reportagem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil