Agora

Naufrágio de lancha mata 20 no mar perto de Salvador

Chovia muito quando embarcação que faz travessia de Itaparica foi atingida por ondas e virou

- (FSP)

era a capacidade da lancha Salvador O naufrágio de uma lancha na baía de Todos-os-Santos, na região metropolit­ana de Salvador, deixou ao menos 20 mortos ontem de manhã. A embarcação, com capacidade para 162 pessoas, levava um total de 124, entre elas quatro tripulante­s. Mais de 90 pessoas foram resgatadas com vida.

Foi o segundo grande naufrágio no país na semana. Na terça à noite, no Pará, uma embarcação afundou com cerca de 50 pessoas a bordo, deixando 21 mortos.

Eram 6h30, chovia muito, o mar estava agitado, e a lancha iniciava uma travessia estimada em cerca de 40 minutos entre o município de Vera Cruz, na ilha de Itaparica, até a capital baiana.

A viagem foi interrompi­da logo nos primeiros minutos, a cerca de 200 metros do terminal marítimo, quando fortes ondas atingiram a lancha e a deixaram de ponta-cabeça. Os passageiro­s foram jogados ao mar. “Uma primeira [onda] atingiu a embarcação, que ficou de lado e fez todos correrem pro lado oposto. Em seguida, uma segunda onda fez a embarcação virar”, disse o sonoplasta Edvaldo Santos, 51 anos. Para Edvaldo, a impressão é de que a lancha estava muito lotada.

Matheus Ramos, 23 anos, foi outro que se salvou. Ele afirma que estava sentado próximo à lateral e viu o barco virar por cima dele. “Fui atingido no ombro esquerdo. Quando emergi, dei de cara com uma lona e tive que rasgá-la para poder respirar.”

O percurso do barco é comum tanto para moradores da ilha que trabalham ou estudam em Salvador como para quem busca uma caminho mais rápido entre a capital e o litoral sul do Estado.

Hoje a travessia é feita por duas empresas que têm a concessão da linha, emitida pelo governo do Estado. A lancha que naufragou, Cavalo Marinho 1, era da CL Transporte­s. Segundo o governo, o barco estava com a documentaç­ão regulariza­da, tinha autorizaçã­o para a viagem e possuía botes e coletes salvavidas, mas um inquérito vai apontar causas e responsabi­lidades do acidente.

 ?? Aristeu Chagas/Agência O Globo ?? Corpos de vítimas do naufrágio da lancha, na travessia de Itaparica para Salvador, ontem de manhã; 90 pessoas conseguira­m se salvar; transporte é usado por quem trabalha ou estuda na capital baiana
Aristeu Chagas/Agência O Globo Corpos de vítimas do naufrágio da lancha, na travessia de Itaparica para Salvador, ontem de manhã; 90 pessoas conseguira­m se salvar; transporte é usado por quem trabalha ou estuda na capital baiana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil