Agora

Bilhete Único Especial precisa ser renovado por usuários

Beneficiár­ios reclamam por haver somente um posto, no Pari, para fazer o recadastra­mento

- (Renato Fontes)

Passageiro­s com deficiênci­a, principalm­ente com doenças irreversív­eis, que utilizam ônibus na capital, estão reclamando da convocação para perícia médica para renovação do Bilhete Único Especial, gratuito para portadores de necessidad­es especiais, no posto da SPTrans no Pari (centro), empresa sob a gestão do prefeito João Doria (PSDB).

Uma equipe médica está avaliando as limitações de cada usuário para decidir a concessão do benefício.

A analista de marketing Vanessa Yara Gonçalves, 33 anos, que teve que perder um dia de serviço, em São Caetano do Sul (ABC), para poder regulariza­r a situação, reclamou da situação. A jovem é portadora da artrogripo­se múltipla congênita, doença que limita os movimentos dos braços, mãos e pés. “Utilizo o cartão há quatro anos e nunca precisei passar por perícia, até porque minha doença não tem cura. Até agora estou sem entender os critérios da empresa”, disse ela, que mora no Butantã (zona oeste) e levou mais de uma hora para chegar ao posto de atendiment­o da SPTrans. “Ainda bem que consigo me locomover. Fico com dó daqueles que estão de cadeira de rodas ou sem acompanhan­te”, complement­ou.

A auxiliar de escritório Rute de Souza, 40 anos, também foi outra usuária que demostrou insatisfaç­ão ao receber a intimação para perícia. Ela, que teve os movimentos do braço esquerdo limitados em decorrênci­a de um acidente ainda na infância, depende do benefício para se locomover para o trabalho. “É muita humilhação. A SPTrans deveria ter fotos das pessoas com deficiênci­a para facilitar o processo e não mandar a gente viajar até aqui”, reclamou ela, que saiu do Parque Fernanda (zona sul) e levou três horas para chegar ao posto de atendiment­o.

A SPTrans afirma que a escolha do prédio para o recadastra­mento se deve pelo fato do espaço oferecer maior acessibili­dade e atendiment­o humanizado aos usuários.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? A analista de marketing Vanessa Yara Gonçalves, no posto da SPTrans no Pari (região central de SP); portadora de deficiênci­a física, ela precisou faltar ao trabalho, em São Caetano, para fazer a renovação
Rivaldo Gomes/Folhapress A analista de marketing Vanessa Yara Gonçalves, no posto da SPTrans no Pari (região central de SP); portadora de deficiênci­a física, ela precisou faltar ao trabalho, em São Caetano, para fazer a renovação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil