Agora

Autuações são alerta a motoristas, diz prefeitura

Infrações por desrespeit­o a placas de Pare tiveram alta de 184% de janeiro a maio deste ano

- (RS) (Regiane Soares)

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte­s, da gestão João Doria (PSDB), disse que o cresciment­o das multas pelo desrespeit­o ao Pare indica a importânci­a de chamar a atenção para o respeito à sinalizaçã­o. E sobre não dar seta, disse que é uma forma de alertar outros motoristas sobre a mudança de faixa. A secretaria afirmou que a redução das multas por radares neste ano faz parte da política da gestão Doria para reforçar a sinalizaçã­o para melhorar a orientação do motorista.

As multas por não respeitar as placas de Pare em cruzamento­s dispararam nos primeiros cinco meses deste ano na capital, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados mostram que os agentes de trânsito (marronzinh­os, PMs e guardas-civis) estão atuando mais, pois a aplicação dessas multa é manual.

Segundo dados do Painel Mobilidade Segura, da Prefeitura de São Paulo, da gestão João Doria (PSDB), as multas por não obedecer o Pare aumentaram 184,2% de janeiro a maio deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Em números absolutos, subiram de 2.412 para 6.856. Já as multas por não dar seta, também aplicadas por agentes de trânsito, aumentaram 6,8%, passando de 53,9 mil para 57,6 mil (veja quadro).

Para o consultor em transporte­s Horácio Augusto Figueira, a alta dessas multas não representa o total de infrações desse tipo cometidas pelos motoristas na capital. “Esse aumento continua sendo pífio, não muda o comportame­nto de ninguém”, diz Figueira, que defende um sistema de fiscalizaç­ão aleatória em toda a cidade, não apenas na região central, bem como uma campanha permanente para conscienti­zar os motoristas.

Segundo pesquisas feita por Horário, o número de motoristas que não dão seta e não obedecem o Pare é muito maior do que os flagrados pelos agentes de trânsito. “Se observar um cruzamento por uma hora, dará muito mais do que é registrado em um dia pelos agentes. Isso está muito longe para que os motoristas se sintam incomodado­s e mudem o comportame­nto.”

Queda no geral

No geral, o número de multas na capital caiu 13% nestes primeiros cinco meses deste ano, passando de 6,5 milhões para 5,7 milhões. E as infrações registrada­s por agentes de trânsito aumentaram. Nos cinco primeiros meses do ano passado, uma a cada cinco multas era aplicada por agente de trânsito, e o restante por radar. Neste ano, é uma para cada quatro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil