Agora

Desemprego fica estável na Grande SP

- (FB)

A desocupaçã­o na região metropolit­ana de São Paulo ficou estável no mês de julho, em comparação com o mês anterior, segundo a PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) do Dieese (Departamen­to Intersindi­cal de Estatístic­as e Estudos Socioeconô­micos). Percentual­mente, a taxa de desemprego passou de 18,6% para 18,3%.

Em 12 meses, porém, mais 98 mil pessoas ficaram desemprega­das na região, período em que 115 mil postos de trabalho foram eliminados. Nos municípios do ABC, o índice avançou de 15,4% para 16,6%, mas ainda está melhor do que em julho do ano passado, quando o desemprego atingia 16,8% da população na região.

A pior situação ainda é a da região leste da Grande SP, que abriga municípios como Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano e Salesópoli­s, em que 23,1% dos moradores esta- vam sem trabalho. Em junho, eram 23,6%.

O nível de ocupação —que considera empregos formais e informais— caiu em todos os recortes feitos pelo Dieese, exceto os autônomos, com alta de 15%. Em números absolutos, 220 mil pessoas a mais estão trabalhand­o por conta própria na região na comparação com o ano passado. Em relação ao mês de junho, o volume de empregos com carteira assinada teve resultado positivo, com a criação de 18 mil vagas. Entre os empregados domésticos, o saldo é de 4.000 postos de trabalho mantidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil