De­sem­pre­go fi­ca es­tá­vel na Gran­de SP

Agora - - Trabalho - (FB)

A de­so­cu­pa­ção na re­gião me­tro­po­li­ta­na de São Pau­lo fi­cou es­tá­vel no mês de ju­lho, em com­pa­ra­ção com o mês an­te­ri­or, se­gun­do a PED (Pes­qui­sa de Em­pre­go e De­sem­pre­go) do Di­e­e­se (De­par­ta­men­to In­ter­sin­di­cal de Es­ta­tís­ti­cas e Es­tu­dos So­ci­o­e­conô­mi­cos). Per­cen­tu­al­men­te, a ta­xa de de­sem­pre­go pas­sou de 18,6% pa­ra 18,3%.

Em 12 me­ses, po­rém, mais 98 mil pes­so­as fi­ca­ram de­sem­pre­ga­das na re­gião, pe­río­do em que 115 mil pos­tos de tra­ba­lho fo­ram eli­mi­na­dos. Nos mu­ni­cí­pi­os do ABC, o ín­di­ce avan­çou de 15,4% pa­ra 16,6%, mas ain­da es­tá me­lhor do que em ju­lho do ano pas­sa­do, quan­do o de­sem­pre­go atin­gia 16,8% da po­pu­la­ção na re­gião.

A pi­or si­tu­a­ção ain­da é a da re­gião les­te da Gran­de SP, que abri­ga mu­ni­cí­pi­os co­mo Gu­a­ru­lhos, Mo­gi das Cru­zes, Su­za­no e Sa­le­só­po­lis, em que 23,1% dos mo­ra­do­res es­ta- vam sem tra­ba­lho. Em ju­nho, eram 23,6%.

O ní­vel de ocu­pa­ção —que con­si­de­ra em­pre­gos for­mais e in­for­mais— caiu em to­dos os re­cor­tes fei­tos pe­lo Di­e­e­se, ex­ce­to os autô­no­mos, com al­ta de 15%. Em nú­me­ros ab­so­lu­tos, 220 mil pes­so­as a mais es­tão tra­ba­lhan­do por con­ta pró­pria na re­gião na com­pa­ra­ção com o ano pas­sa­do. Em re­la­ção ao mês de ju­nho, o vo­lu­me de em­pre­gos com car­tei­ra as­si­na­da te­ve re­sul­ta­do po­si­ti­vo, com a cri­a­ção de 18 mil va­gas. En­tre os em­pre­ga­dos do­més­ti­cos, o sal­do é de 4.000 pos­tos de tra­ba­lho man­ti­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.