Agora

Saindo do buraco

-

Parece que a economia do Brasil finalmente começou a sair do buraco em que se meteu nos últimos três anos. Mas ainda falta um bom pedaço para escalar.

Nesta sexta-feira (1º) foram divulgados os resultados completos da produção e das compras no país no segundo trimestre do ano —é o que se chama de Produto Interno Bruto, ou PIB.

Houve uma melhora bem pequena: o PIB cresceu 0,2%. Isso quer dizer que a renda total do país, gerada na indústria, no comércio, nos serviços e na agricultur­a, ficou praticamen­te do mesmo ta- manho.

Mas o número é melhor do que parece. Primeiro porque, é bom lembrar, a economia só fez encolher sem parar em 2015 e 2016.

Em segundo lugar, muita gente achava que o segundo trimestre deste ano seria bem pior, ainda mais com a crise do governo Michel Temer (PMDB).

Mas o mais importante é que o movimento do comércio aumentou bastante, pela primeira vez desde 2014.

Isso é um sinal de que os consumidor­es estão se animando com a queda da infla- ção e dos juros. A grana do FGTS também deu uma boa força.

Se as lojas vendem mais, também podem contratar mais. O desemprego já começou a cair, ainda de maneira lenta.

Não é nenhuma maravilha, mas é alguma coisa. Para a economia engrenar, falta ainda que as empresas tomem coragem de investir mais —em obras, novas fábricas, novas lojas.

Isso só vai acontecer para valer quando todos estiverem mais confiantes nos rumos do país. Ou seja, vai depender muito das eleições do próximo ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil