Agora

Temer é ladrão geral da República, afirma Joesley

Declaração é resposta à nota publicada pelo Palácio do Planalto para desqualifi­car delação do empresário

- (FSP)

O empresário Joesley Batista, da JBS, divulgou ontem uma nota em que chama o presidente Michel Temer de “ladrão geral da República” e diz que o presidente não consegue se defender dos crimes que comete.

Joesley, cuja delação serviu de base para que a Procurador­ia-Geral da República apresentas­se a primeira denúncia contra Temer, sob acusação de corrupção passiva, diz que a colaboraçã­o com a Justiça “é por lei um direito” que o presidente “tem por dever respeitar”.

“Atacar os colaborado­res mostra no mínimo a incapacida­de do senhor Michel Temer de oferecer defesa dos crimes que comete. Michel, que se torna ladrão geral da República, envergonha todos nós brasileiro­s”, diz a nota.

Com a declaração, Joesley respondeu a nota de anteontem em que o Planalto antecipou a defesa de Temer e desqualifi­cou as delações do corretor de valores e suposto operador do PMDB Lúcio Bolonha Funaro, cujos depoimento­s devem embasar a segunda denúncia contra o presidente.

Segundo o Planalto, os irmãos Batista mentiram e omitiram dados dos procurador­es e “continuam tendo o perdão eterno” do procurador-geral, Rodrigo Janot. Isso porque Joesley decidiu entregar aos investigad­ores novos áudios de conversas que teve com políticos para complement­ar sua delação.

Para o Planalto, a delação de Funaro, ainda sob sigilo, tem “inconsistê­ncias” e “incoerênci­as” e representa uma “vontade inexorável” de Janot de perseguir o presidente. A delação está sob sigilo e deve ser homologada nos próximos dias pelo Supremo Tribunal Federal.

Em seus depoimento­s, Funaro afirma que recebeu R$ 400 mil da JBS para se manter em silêncio, mas ainda não está claro se ele atribui a ordem do pagamento a Temer, ou implica o presidente em qualquer outro crime. Na nota, Joesley não cita Funaro.

 ?? Leonardo Benassatto - 9.ago.2017/Reuters ?? O empresário Joesley Batista, do frigorífic­o JBS, cuja a delação premiada embasou a primeira denúncia contra o presidente; Temer nega acusações
Leonardo Benassatto - 9.ago.2017/Reuters O empresário Joesley Batista, do frigorífic­o JBS, cuja a delação premiada embasou a primeira denúncia contra o presidente; Temer nega acusações
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil