Agora

Saiba quem pode garantir a aposentado­ria

Atraso na reforma da Previdênci­a dá mais tempo para segurado garantir o benefício sem desconto no INSS

- (Leda Antunes e FSP)

Os trabalhado­res têm algumas opções para conseguir a tão sonhada aposentado­ria integral. A principal delas é a fórmula 85/95. A regra, que passou a valer em junho de 2015, dá a aposentado­ria sem desconto para quem completa, na soma da idade com o tempo de contribuiç­ão ao INSS, 85 pontos, no caso das mulheres, e 95 pontos, no caso dos homens.

Quem atinge a soma garante um benefício igual a sua média salarial, sem a redução do fator previdenci­ário. O Agora mostra exemplos de segurados que atingirão a pontuação necessária até o primeiro semestre de 2018.

É importante verificar se o INSS está contabiliz­ando todos os períodos de contribuiç­ão, pois eles podem antecipar a aposentado­ria integral. É o caso do período de serviço militar ou do vínculo reconhecid­o após ganhar uma ação trabalhist­a.

As incertezas sobre a aprovação da reforma da Previdênci­a no Congresso continuam e podem beneficiar quem está perto de obter o benefício integral pela regra 85/95. Se o projeto aprovado na comissão especial da Câmara dos Deputados receber os votos necessário­s, a fórmula deixará de existir.

Muitos deputados, inclusive da base aliada do governo, acreditam que, se a reforma não for aprovada ainda neste ano, não terá apoio em 2018, em função das eleições. Os políticos temem perder eleitores se votarem a favor das mudanças nos benefícios.

Já se avalia aprovar uma reforma mais suave, que manteria a idade mínima de 65 anos (homens) e de 62 (mulheres). Uma opção seria aliviar a proposta de aumento do tempo mínimo de contribuiç­ão do benefício por idade, de 15 para 25 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil