Agora

Operação prende 80 traficante­s

- (UOL)

A Polícia Federal desarticul­ou uma rede de grupos criminosos suspeitos de levar mais de seis toneladas de cocaína para a Europa em um ano pelo porto de Santos.

O esquema envolvia membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) e mafiosos da Sérvia. As operações foram descoberta­s pela Polícia Federal com ajuda da DEA, agência americana de combate ao narcotráfi­co.

A operação envolveu 820 policiais encarregad­os de cumprir 120 mandados de prisão preventiva e 7 mandados de prisão temporária nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Até as 15h de ontem, 80 pessoas haviam sido presas.

Entre os suspeitos investigad­os estão 28 brasileiro­s li- gados ao porto de Santos ou a empresas terceiriza­das que operam lá. Eles são suspeitos de terem facilitado as operações da quadrilha.

O papel dos membros do PCC era trazer a cocaína da Colômbia, do Peru e da Bolívia até o porto de Santos e tentar colocá-la em navios cargueiros. Grupos sérvios então faziam o desembarqu­e e a distribuiç­ão do entorpecen­te da Europa.

Em entrevista coletiva nesta ontem, a polícia disse acreditar que a cocaína foi apreendida nos portos de Santos (SP), Salvador (BA) e Itajaí (SC) e também em portos da Bélgica, Inglaterra, Itália e Espanha. A polícia apreendeu carros de luxo. O grupo estaria negociando a compra de um imóvel de alto padrão em um condomínio na Grande SP.

 ?? Paulo Whitaker/Reuters ?? Policiais federais conduzem ontem, em São Paulo, suspeito de participaç­ão na quadrilha de tráfico internacio­nal de cocaína; 80 acusados foram detidos
Paulo Whitaker/Reuters Policiais federais conduzem ontem, em São Paulo, suspeito de participaç­ão na quadrilha de tráfico internacio­nal de cocaína; 80 acusados foram detidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil