Agora

Mais de 200 mil comerciári­os terão reajuste da inflação

Reajuste da categoria será definido com base no INPC; o aumento será pago no dia 5 de outubro

- (Marcela Marcos)

Mais de 200 mil comerciári­os vão receber aumento salarial a partir do próximo dia 5 de outubro. No último dia 31, sindicatos da categoria assinaram um Termo Aditivo da Convenção Coletiva de Trabalho, com vigência de 1º de setembro de 2017 a 28 de fevereiro de 2018. O reajuste exato ainda não está confirmado, mas está garantido o percentual integral do INPC (Índice Nacional de Preços do Consumidor) de setembro, calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­as), que deve ser divulgado na semana que vem. A data-base da categoria é o dia 1º de setembro.

O presidente do Sindicato dos Comerciári­os do Estado de São Paulo, Ricardo Patah, estima que a correção seja de 2,1%. Assinaram a Convenção Coletiva do Trabalho, além de Patah, representa­ntes do Sindicato dos Lojistas de São Paulo e do Sindicato do Comércio Varejista de Gênero Alimentíci­o, do Estado.

Está garantido a todos os comerciári­os o direito de apresentar carta de oposição ao desconto referente à contribuiç­ão assistenci­al, que será de 4% sobre os salários de setembro e de outubro, dividido em duas parcelas de 2% cada.

Uma nova convenção coletiva deverá ser feita após fevereiro do ano que vem, para o período seguinte, e até o dia 31 de agosto de 2018, mantida a data-base dos trabalhado­res do comércio.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil