Agora

Doria retira ciclofaixa da periferia e põe em bairro rico

Prefeitura desativou faixa de lazer na Guarapiran­ga e vai inaugurar outra na avenida Brasil hoje

- (William Cardoso)

O prefeito João Doria (PSDB) desativou a ciclofaixa de lazer Guarapiran­ga (zona sul), na periferia, ao mesmo tempo em que começa a funcionar hoje a da avenida Brasil, nos Jardins (zona oeste), bairro nobre onde ele mora. Ciclistas da região que perdeu a faixa exclusiva (instalada aos domingos e feriados, separadas por cones) criticam a substituiç­ão.

Quando anunciou a ciclofaixa de lazer da avenida Brasil (que terá 7,4 km) durante o programa Amaury Jr. de 30 de agosto, Doria não avisou que iria retirar a da Guarapiran­ga (de 11,4 km). Na ocasião, o prefeito criticou ciclovias feitas pela gestão anterior, dizendo que havia coisas boas e outras não. “Eu sou a favor das ciclovias, das ciclofaixa­s e do uso da bicicleta pela mobilidade e pelo lazer. É bom e é saudável.”

A ciclofaixa Guarapiran­ga ligava a ciclovia do rio Pinheiros à represa, passando ao lado do autódromo de Interlagos. “Estamos indigna- dos com tudo isso. O movimento era consideráv­el, sim. Não era pouco, não”, afirma Paulo Alves, coordenado­r do grupo de ciclistas Bike Zona Sul, sobre a justificat­iva da prefeitura de que pouca gente usava a faixa.

Alves afirma que a remoção da ciclofaixa vai prejudicar não só moradores do extremo da zona sul. “O pessoal que não conhece tão bem a região vai ficar sem saber como chegar à represa Guarapiran­ga”, diz.

Parte do antigo trajeto da ciclofaixa continua a existir, mas sem interligaç­ão, por meio de ciclovias.

Importânci­a

O cicloativi­sta Willian Cruz, do site Vá de Bike, afirma que, com a exclusão da Guarapiran­ga, se perde uma conexão importante entre zona sul e região central. “Era um caminho para acessar a ciclovia do rio Pinheiros e chegar até a avenida Paulista.”

Cruz diz que a ciclofaixa da Brasil deveria até mesmo ser uma ciclovia permanente, mas não em substituiç­ão a outra em uma região afastada do centro. “O problema é que não dá para penalizar o pessoal da periferia por causa disso”, diz.

 ?? Divulgação/prefeitura ?? Ciclista usa ciclofaixa de lazer Guarapiran­ga (zona sul); gestão Doria desativou trecho, que funcionava aos domingos e feriados, e ligava periferia à região central
Divulgação/prefeitura Ciclista usa ciclofaixa de lazer Guarapiran­ga (zona sul); gestão Doria desativou trecho, que funcionava aos domingos e feriados, e ligava periferia à região central

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil