Agora

Igreja instala painel colorido para tentar espantar

Nossa Senhora da Consolação aposta em técnica que promete hipnotizar aves. Padre afirma que funciona

- (Fabio Pagotto)

Um painel curioso foi colocado sobre a porta esquerda da entrada da Igreja de Nossa Senhora da Consolação (região central), com uma espécie de alvo pintado em cores vibrantes. Com os dizeres “painel hipnótico para pombos”, o cartaz tem sido, há três meses, a arma da paróquia para enfrentar os inimigos alados, que vinham causando transtorno­s aos fiéis no, último ano.

Segundo frequentad­ores da igreja, dezenas de pombos voavam durante as missas, dando rasantes sobre os devotos e atingindo-os com fezes, eventualme­nte. “Era um tormento, atrapalhav­a a celebração da missa, assustava crianças e senhoras, e às vezes alguém era sorteado no bombardeio”, disse Jacqueline Cecília Pereira, 33 anos, voluntária da igreja. “O barulho das asas também irrita. A situação estava intoleráve­l”, afirmou Cecília.

A solução foi contratar uma empresa especializ­ada. “Quem decidiu chamar a empresa foram os benfeitore­s da igreja, que, após a reforma do relógio, viram a precarieda­de de sujeira e ninhos de pombos no telhado”, disse o padre José Ro- berto Pereira, pároco da Nossa Senhora da Consolação.

Sujeira e barulho

Segundo o padre, os pombos também causavam prejuízo, sujando com frequência os bancos e o chão da catedral. “A problemáti­ca dos pombos acontecia havia mais de um ano e meio. Eles começaram a fazer ninho nos beirais dos capitéis da igreja e começaram a procriar. Eles davam voos rasantes e sujavam a igreja, os bancos, as pessoas. E estavam fazendo barulho durante os momentos de silêncio”, diz o padre.

Os benfeitore­s convidaram duas a três empresas que trabalhava­m com pombos e chegaram à Protec. O trabalho começou com a limpeza no forro da igreja e na torre. Foram colocadas telas de proteção contra aves e feitas a dedetizaçã­o e a higienizaç­ão da parte superior.

Segundo o padre, o painel foi sugerido porque ele não quis que fosse colocada uma tela na porta principal da igreja. “Eles propuseram como solução o painel hipnótico de pombos. Ele está lá há três meses e está funcionand­o”, diz o religioso.

“Melhorou. Não sei como funciona, mas o painel deu certo”, afirmou o aposentado Carlos Salvador, 75 anos, frequentad­or assíduo da igreja. “Desde que instalaram ninguém reclamou mais dos pombos.”

 ?? Rubens Cavallari/Folhapress ?? Pedestres observam o painel colorido instalado sobre uma das entradas da Igreja de Nossa Senhora da Consolação (região central); padre e fiéis afirmam que cartaz, instalado há três meses, hipnotiza pombos
Rubens Cavallari/Folhapress Pedestres observam o painel colorido instalado sobre uma das entradas da Igreja de Nossa Senhora da Consolação (região central); padre e fiéis afirmam que cartaz, instalado há três meses, hipnotiza pombos
 ?? Rubens Cavallari/Folhapress ?? O fiel Carlos Salvador, 75 anos; ele diz que, depois do cartaz, ninguém mais reclamou dos pombos
Rubens Cavallari/Folhapress O fiel Carlos Salvador, 75 anos; ele diz que, depois do cartaz, ninguém mais reclamou dos pombos
 ?? Reprodução ??
Reprodução

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil