Agora

Cartaz não funciona sozinho, diz empresa

- (FP)

Segundo o supervisor técnico Osmando Rodrigues, 42 anos, da empresa Protec, o painel é parte de um conjunto de medidas e não funciona sozinho. “É preciso colocar telas nos acessos e estudar as rotas de voo. O painel é colocado na rota das pombas, depois de ao menos duas semanas de observação”, afirma Rodrigues.

Ele diz que a bióloga da empresa trouxe o sistema dos Estados Unidos. “Os círculos provocam vertigem no pombo, que passa a evitar aquela rota de voo. Como eles sempre fazem a mesma rota, não entram mais e o local fica livre das aves”, diz o técnico. Nem a igreja e nem Rodrigues revelam o custo do sistema. “Cada caso é um caso e não dá para passar o preço sem fazer um orçamento”, fala o técnico.

“Eu não vejo como esse sistema possa funcionar. Um painel estático não provoca vertigem em ave alguma”, afirma o ornitólogo (especialis­ta em pássaros) Luiz Fábio Silveira, curador da coleção de aves do Museu de Zoologia da USP.

“Os pombos determinam as suas rotas de voo, mas isso é durante a migração. Os deslocamen­tos diários são bem previsívei­s, mas dependem de outros fatores como a disponibil­idade de alimento, locais de repouso”, disse Silveira. “O que é efetivo para controlar pombos é não alimentá-los de jeito nenhum, não deixar lixo orgânico jogado na rua e tornar os locais de descanso e nidificaçã­o (fazer ninhos) difíceis para as aves”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil