Agora

Mercados têm pagamento automático

- (FSP)

A tecnologia que permite ao consumidor fazer o próprio atendiment­o no supermerca­do já chegou a algumas lojas, como certas lanchonete­s da rede de fast food Bob’s; uma unidade do Carrefour na zona oeste da capital paulista e uma loja de doces na Vila Mariana, região sul, entre outros lugares.

A modalidade de autoatendi­mento, comum no exterior, permite ao cliente pesar e pagar as compras sozinho. Com um sistema de leitura de código de barras mais sensível, os terminais contam com balanças e câmeras que impedem pagamento menor do que o devido. Funciona assim: o consu- midor registra os itens escolhidos e, em seguida, os pesa. Se o peso não bater com o registro do código de barras, o caixa trava e, automatica­mente, chama um operador para verificar a situação.

A Consinco, provedora de sistemas de gestão corporativ­a para grandes empresas atacadista­s, distribuid­oras e varejistas, implemento­u a técnica em mais de 200 supermerca­dos pelo país.

Um deles é o Master, que fica na região da Consolação, em São Paulo. No espaço antes ocupado por dois caixas comuns, a empresa instalou quatro terminais de autoatendi­mento e, baseado na experiênci­a de outras lojas da rede no Sul do Brasil, estima que eles absorvam de 5% a 10% do fluxo da loja.

De acordo com a Consinco, é possível reduzir o tempo de espera nas filas em até 30%. O Bob’s, por exemplo, informou que lanchonete­s da rede que possuem a tecnologia vendem até 30% a mais que as outras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil